Será uma parceria entre Prefeitura, Emater, STR de Cruzeiro do Sul e Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar

Em um esforço conjunto entre a Prefeitura Municipal, a Emater-RS/AScar, a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Coohaf), ligada à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, foi anunciada uma iniciativa que visa auxiliar famílias agricultoras que tiveram suas moradias impactadas pelas recentes cheias do Rio Taquari.

A ação, que foi discutida durante um encontro realizado no gabinete do Poder Executivo de Cruzeiro do Sul, tem como objetivo proporcionar auxílio para a reconstrução das residências afetadas. A medida beneficiará famílias que estejam cadastradas como agricultores familiares, com uma renda que não ultrapasse o limite de R$ 52.800, de acordo com o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

Uma das principais deliberações da reunião foi a alocação de recursos para a construção de novas casas, com um montante total de R$ 75 mil, que será subsidiado integralmente. Além disso, está em negociação a contrapartida do Governo do Estado para auxiliar no custeio da mão de obra necessária para a construção das moradias.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, Marcos Hinrichsen, informou que ainda estão em andamento os levantamentos das famílias que serão beneficiadas, mas estima-se que entre 10 a 12 delas se enquadram nos critérios estabelecidos para participar do programa.

No encontro estiveram presentes diversas autoridades e representantes das entidades envolvidas na ação, incluindo o presidente da Coohaf, Juarez Candido, e seus assessores Dionatan Tavares e Neidi Rodrigues; o técnico em agropecuária da Emater, Maurício Júnior Antoniolli; a extensionista da Emater, Letícia Mairesse; o secretário municipal do Planejamento, José Paulo Mallmann, e a servidora da pasta, Alessandra Pott; o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Milton Weiler; e a assessora jurídica Adriana Schossler.

Conforme o grupo, essa parceria entre órgãos governamentais e entidades da agricultura familiar demonstra um esforço conjunto para ajudar as famílias afetadas a reconstruir suas vidas após as devastadoras enchentes que atingiram a região.

Data de publicação: 28/09/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner