O coronel enalteceu a importância de a população cadastrar o seus celulares no sistema de alerta, número 4199. Atualmente somente 6% da população está cadastrada.

Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, o Município de Cruzeiro do Sul sediou uma reunião com representantes de municípios banhados pelo Rio Taquari, para discutir a criação de um consórcio para o monitoramento e aprimoramento dos atendimentos de desastres naturais, por parte da Defesa Civil dos municípios. O evento ocorreu nas dependências da Casa do Morro com a coordenação do prefeito João Henrique Dullius e do coordenador da Defesa Civil do Município, Adeildo Mello.

Para esclarecimentos referentes a esse consórcio, estavam presentes na reunião o Secretário da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Luciano Chaves Boeira e o sub-chefe da Defesa Civil, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Encantado, Roca Sales, Venâncio Aires e o anfitrião, Cruzeiro do Sul.

O coronel Marcus destaca que a criação de um consórcio é importante para um apoio conjunto entre as prefeituras frente às comunidades com maior vulnerabilidade. O objetivo é estimular que dentro do consórcio da região do vale se fomente a ideia de apoio mútuo e prevenção.

O movimento hidrológico local atinge diversos municípios, mostrando o quanto é importante que as prefeituras estejam unidas nas suas contingências, adotando medidas de prevenção de forma uniforme e com antecedências. Ainda, ter instrumentos de monitoramento para medidas de comunicação à sociedade. Trabalhar o convencimento das comunidades para que também tenham a cultura da prevenção. Diante disso, o coronel enalteceu a importância de a população cadastrar o seus celulares no sistema de alerta, número 4199. Atualmente somente 6% da população está cadastrada.

O subchefe ainda frisou a importância de os municípios se cadastrarem ao Sistema Integrado de Monitoramento Agrícola (Sima), permitindo visualizar as informações relacionadas às precipitações.

O prefeito João Dullius enaltece a importância da união dos municípios neste preparo frente às intempéries do tempo.

Data de publicação: 11/08/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner