A água foi encaminhada para análise laboratorial que dirá se é própria para consumo

Nesta terça-feira, dia 8 de agosto, o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, e o secretário de Planejamento, José Paulo Mallmann, estiveram na localidade de Picada Maehler conferindo a obra de perfuração de um novo poço artesiano para esta comunidade, que vai atender em torno de 30 famílias.

Com vazão de 20 mil litros por hora e uma profundidade de 42 metros, o poço foi perfurado pela empresa Eco Diehl, de Estrela, no último dia 3 de agosto. Nesta terça houve o teste de vazão e a coleta de amostra da água que será enviada para análise de laboratório, a qual apontará se é própria para o consumo humano. “Aparentemente a água é potável, mas isso quem dirá é o laboratório”, assinala Egídio Diehl, responsável pela perfuração. Ainda de acordo com o Diel, com esse volume de água é possível abastecer em torno de 300 famílias.

Lembrando que na mesma comunidade foi perfurado um primeiro poço em 2022. Na ocasião, a água brotou após uma profundidade de aproximadamente 100 metros. Contudo, a água foi imprópria para o consumo, exigindo o tamponamento. Diante da necessidade da comunidade e havendo uma sobra da obra anterior, foi feita nova contratação para o projeto de acompanhamento e perfuração, recentemente executada.

Ao todo foi investido o valor de aproximadamente R$ 130 mil. Deste montante, R$ 70 mil são provenientes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação e o restante de contrapartida do município.

O prefeito comemora o resultado da perfuração. “Torcemos agora para o resultado positivo para consumo, podendo a comunidade dar andamento nas obras e atender a sua necessidade”.

Data de publicação: 09/08/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner