Conforme Johner, foi acordada a pavimentação de 650 metros da via principal da localidade, na área central desta, atendendo o salão comunitário e um núcleo maior de moradores.

Na última semana representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Cruzeiro do Sul estiveram em duas comunidades do município alinhavando questões para novas pavimentações: Linha Nova e Bairro Cascata.
No dia 1º de fevereiro, o prefeito João Henrique Dullius, o secretário de Planejamento, que interinamente está respondendo pela Administração e Finanças e Saúde e Saneamento, Leandro Johner, a procuradora adjunta, Adriana Schossler, e o vereador Demétrios Lorenzini, se reuniram com representantes da localidade de Linha Nova.
Na ocasião, conforme Johner, foi acordada a pavimentação de 650 metros da via principal da localidade, na área central desta, atendendo o salão comunitário e um núcleo maior de moradores.
Será feito uma espécie de tratamento da via, idêntico ao já feito na maioria dos loteamentos da região, similar aos asfalto, com uma camada menor, com a mesma base, canalização, "bocas-de-lobo", meio-fio e outros. "Isso será iniciado nesta localidade, avaliado, e, ficando dentro do esperado, ampliado para outras localidades", frisa o secretário, o qual lembra que foram feitas visitas em outros municípios onde é adotado esse tipo de obra.
Além dos 650 metros de pavimentação, o restante da estrada geral da localidade, partindo da RSC-453, até o limite com o município de Mato Leitão, também será recuperado, com limpeza, alargamento, melhoria na base e demais ações para melhor trafegabilidade. O serviço deverá iniciar ainda nesta semana.
A primeira etapa será a melhoria da estrada, passando posteriormente para o preparo da base e a aplicação do material para a pavimentação, que está sendo comprado pela Prefeitura. "A durabilidade segundo as empresas que aplicam é de cinco a dez anos, o que representa em torno da metade do tempo do asfalto convencional, mas o custo também representa um investimento bem menor, ou seja, cerca de 40% do asfaltamento", assinala Johner.
O secretário lembra que a comunidade recebeu bem a ideia desta modalidade de pavimentação. Os moradores de Linha Nova já pediam por pavimentação, inclusive com o encaminhamento de um abaixo assinado.
Bairro Cascata
Este bairro da mesma forma receberá a referida modalidade de pavimentação. A reunião que acordou a obra também foi realizada com moradores na semana passada. Nesta esteve presente o vice-prefeito, João Celso Führ e a presidente da Câmara de Vereadores, Daiani Maria.
O secretário Leandro Johner frisa que a pavimentação será feita na Rua Dom Pedro II, partindo da ERS-130, numa extensão de 450 metros, até as imediações do Projeto Saber Viver.

Data de publicação: 07/02/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner