Bem-vindo ao site da Prefeitura

Representante da agência de cooperação do Japão conhece áreas atingidas pelas enchentes e projetos de reconstrução

Cruzeiro do Sul recebeu na tarde desta terça-feira, 9 de junho, uma comitiva da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG), da Defesa Civil Estadual e da Agência de Cooperação Técnica Internacional do Japão (JICA), que realizou uma visita técnica ao Vale do Taquari para conhecer áreas afetadas pelos desastres climáticos de 2023 e 2024 e acompanhar projetos voltados à reconstrução das comunidades atingidas. O município foi uma das paradas da agenda que também passou por Lajeado, Muçum e Roca Sales. Em Cruzeiro do Sul, a comitiva visitou inicialmente a área atingida pelas enchentes no Bairro Passo de Estrela, uma das regiões mais impactadas pelos eventos climáticos que devastaram o Vale do Taquari. Na sequência, os visitantes conheceram as dependências e as obras do Novo Passo, projeto que simboliza a reconstrução e o recomeço para famílias afetadas pela tragédia. A visita contou com a presença do representante sênior da JICA em Brasília, Kazuaki Komazawa, que está no Rio Grande do Sul para identificar possibilidades de cooperação internacional nas áreas de redução do risco de desastres e reconstrução resiliente. Pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha participaram o subsecretário Fernando Mattos e o assessor da Diretoria de Estudos Diego Santos. Também integrou a comitiva o professor Fernando Dornelles, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) e membro do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC). A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil esteve representada pelo soldado Anderson Gomes. A recepção na região foi realizada pelo capitão Stobbe e pelo soldado Leandro, do CREPDEC 8. Em Cruzeiro do Sul, a comitiva foi recebida pelo vice-prefeito Carlos Spiekermann, pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Rodrigo Borges, e pela agente da Defesa Civil, Fabiele Ferrari. A visita permitiu que os representantes da agência japonesa conhecessem de perto os impactos causados pelas enchentes no município e os esforços que vêm sendo realizados para reconstruir áreas atingidas, fortalecer a resiliência das comunidades e reduzir riscos diante de futuros eventos climáticos extremos.

Prefeitura realiza transporte de 1,3 mil metros cúbicos de dejetos de aves em propriedade de Bom Fim

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, segue prestando apoio aos produtores rurais com o serviço de carregamento e transporte de dejetos de aves entre propriedades localizadas no município. A iniciativa busca auxiliar no manejo adequado dos resíduos e contribuir para sua utilização como fertilizante em áreas agrícolas. Nos últimos dias, uma das ações foi realizada na propriedade da família de Augusto Kich, na localidade de Bom Fim. No local, foram retirados e transportados aproximadamente 1.300 metros cúbicos de material, destinado a outra propriedade rural dentro do território de Cruzeiro do Sul. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gerson Kolling, o município disponibiliza o serviço de carregamento e transporte dos dejetos, desde que a retirada e o destino final estejam localizados em áreas do próprio município. A medida beneficia tanto os produtores que necessitam remover o material quanto aqueles que utilizam os resíduos como adubo orgânico em suas lavouras. A família Kich atua na produção de ovos férteis, atividade que gera grande volume de dejetos e demanda manejo adequado para garantir sustentabilidade ambiental e eficiência produtiva. Segundo a Administração Municipal, o serviço integra as ações de incentivo ao setor agropecuário, contribuindo para a redução de custos aos produtores e para o fortalecimento da agricultura local.

Cruzeiro e Canarinho avançam à final da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração

A Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos conheceu neste domingo (7) os finalistas da competição. Os jogos de volta das semifinais foram realizados na sede do EC Canarinho, na localidade de São Bento, e definiram os dois times que disputarão o título da edição comemorativa dos 120 anos do Sicredi. No primeiro confronto da tarde, Cruzeiro e Bom Fim voltaram a se enfrentar após o empate sem gols no jogo de ida. Em uma partida equilibrada e bastante disputada, o Cruzeiro conseguiu a vitória pelo placar de 1 a 0. O único gol da partida saiu em cobrança de pênalti, resultado que garantiu a equipe na grande final do campeonato. A segunda semifinal reservou ainda mais emoção para os torcedores. Depois de ser derrotado por 3 a 2 no primeiro duelo, o Tamoio entrou em campo precisando vencer para levar a decisão para os pênaltis. A equipe da Linha Sítio começou melhor e abriu o placar logo nos primeiros minutos do primeiro tempo. O Canarinho, empurrado pela torcida, reagiu e chegou ao empate ainda antes do intervalo, mantendo o confronto totalmente indefinido. Na etapa final, o Tamoio voltou a ficar em vantagem após converter uma cobrança de pênalti, fazendo 2 a 1 e igualando o placar agregado da semifinal. Com o resultado, a vaga foi decidida nas penalidades máximas. Nas cobranças, o Canarinho levou a melhor e venceu por 4 a 3, garantindo presença na decisão diante de sua torcida. Com os resultados, Cruzeiro e Canarinho farão a grande final da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos. A disputa pelo título promete mais um capítulo de emoção na competição promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Cruzeiro do Sul disponibiliza 950 sacos de sementes pelo programa Milho 100%

A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul está recebendo os pedidos de produtores rurais interessados em participar do programa Milho 100%, iniciativa do Governo do Estado que subsidia integralmente a aquisição de sementes de milho e sorgo para a safra 2026/2027. Para o município, estão sendo disponibilizados 950 sacos de sementes, sem qualquer custo aos beneficiários. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gerson Kolling, cada produtor poderá solicitar até quatro sacas de sementes, respeitando os critérios estabelecidos pelo programa e a comprovação por meio da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou da antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Entre as opções disponíveis também há sementes de milho transgênico. Os pedidos devem ser realizados diretamente na Secretaria da Agricultura, localizada no subsolo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prazo para encaminhamento das solicitações segue até o dia 19 de junho. Conforme levantamento da secretaria, em 2025 foram em torno de 260 produtores que se beneficiaram com o programa Troca-Troca. O programa foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado nesta semana e conta com investimento de R$ 95,4 milhões, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). A ação integra as medidas do Plano Rio Grande voltadas à recuperação produtiva do meio rural e ao fortalecimento da produção de milho e sorgo no Estado. A Administração Municipal reforça o convite para que os agricultores familiares e pecuaristas familiares aptos ao programa procurem a secretaria e garantam o acesso ao benefício, que representa uma importante oportunidade para reduzir custos de produção e fortalecer a atividade agrícola no município.

Escola Municipal da Música segue com inscrições para novos alunos

A Escola de Música de Cruzeiro do Sul segue com inscrições abertas para pessoas interessadas em aprender a tocar algum instrumento musical ou desenvolver técnicas de canto. As aulas são totalmente gratuitas. A iniciativa busca incentivar o acesso à cultura e proporcionar à comunidade a oportunidade de desenvolver habilidades musicais, além de promover bem-estar e integração social. Conforme divulgado, a proposta é convidar novos alunos a fazer parte da Escola de Música, reforçando que a música contribui para a alegria e para a qualidade de vida. Os interessados podem obter mais informações e realizar a inscrição diretamente com os professores: Mauro Gregory – (51) 99188-7431; Guilherme Gregory – (51) 99828-8276. A Escola de Música reforça o convite para que crianças, jovens e adultos participem da iniciativa e descubram os benefícios do aprendizado musical.

Canarinho vence jogo movimentado e larga em vantagem na semifinal da Copa Cruzeiro

A fase semifinal da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos teve início neste domingo (31), na sede do Tamoio, na Linha Sítio, com dois confrontos equilibrados e muita emoção em campo. No primeiro duelo da tarde, Cruzeiro e Bom Fim ficaram no empate sem gols. Apesar das oportunidades criadas pelas duas equipes, as defesas levaram a melhor e o placar permaneceu em 0 a 0, deixando a decisão totalmente aberta para o jogo de volta. Já na segunda semifinal, o Canarinho venceu o Tamoio por 3 a 2 em uma partida repleta de reviravoltas. A equipe de São Bento abriu 2 a 0 no marcador, mas viu o adversário reagir e buscar o empate. Nos minutos finais, porém, o Canarinho marcou o terceiro gol e garantiu a vitória, levando vantagem para o confronto decisivo. Antes dos jogos da categoria principal, a programação contou com um amistoso de veteranos entre Tamoio e Canarinho, reunindo atletas e torcedores na sede do clube anfitrião. Os jogos de volta serão realizados na sede do Canarinho, em São Bento. Conforme o regulamento, os mandos de campo da semifinal foram definidos pelo critério de disciplina das equipes ao longo da competição. A Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos é promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul e entra agora em sua fase decisiva, que definirá os finalistas da edição comemorativa dos 120 anos do município.

Cruzeiro do Sul encerra sua participação no Campeonato Integração G8 de Futsal com título no sub-21

Terminou na quinta-feira, dia 28, o 2º Campeonato Integração G8 de Futsal Sicredi 120 Anos. As finais aconteceram no Ginásio Central de Santa Clara do Sul. Destaque para as equipes de Cruzeiro do Sul, que estiveram em duas decisões. Na categoria Sub-21, Cruzeiro confirmou o título ao vencer Boqueirão do Leão por 3 a 1, com uma atuação segura e dominante em quadra. Já no feminino, Cruzeiro do Sul fez uma final equilibrada contra Forquetinha. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal e foi decidido nos pênaltis. Melhor para Forquetinha, que venceu por 4 a 3 e ficou com o título. Mesmo assim, a equipe cruzeirense encerra a competição com grande campanha. As categorias Veterano e Força Livre haviam se despedido da competição nas semifinais. Nas outras finais da noite, Boqueirão do Leão venceu Santa Clara do Sul por 6 a 3 na categoria Veteranos. E no Livre, Santa Clara do Sul derrotou Progresso por 5 a 2 diante da torcida e conquistou o campeonato.

Defesa Civil debate alternativas para moradores da região da Curva da Demanda

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul recebeu, nesta quarta-feira (27), uma comitiva da Defesa Civil do Estado para discutir o impasse que afeta diretamente os moradores da chamada parte baixa do município, localizada abaixo da Curva da Demanda na ERS-130. O encontro contou com a presença do diretor do Departamento de Gestão de Risco e Desastre do Estado, Major Felipe Stangherlin, além de representantes da coordenadoria regional da Defesa Civil, o Capitão Thalys Stobbe e o soldado Leandro. O objetivo central da reunião foi debater o futuro de comunidades como São Miguel, Lotes, Desterro e Santarém e demais áreas historicamente atingidas por inundações severas e isolamento assim que o nível das águas atinge a Curva da Demanda. A agente da Defesa Civil Municipal, Fabieli Ferrari, explicou que o encontro ainda não gerou definições concretas ou decisões finais, funcionando como um ponto de partida para o debate de novas estratégias. A partir dessas sugestões trazidas pelo Estado, a Defesa Civil local, que também contou com a participação do engenheiro Francisco Backes na reunião, dará andamento às discussões internamente. Os próximos passos incluem debates com o Conselho Municipal de Defesa Civil e com o prefeito Cesar Leandro Marmitt para avaliar qual será a melhor solução viável para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores afetados.

Semifinais da Copa Cruzeiro começam no domingo na sede do Tamoio

A fase classificatória da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração RS/MG 120 Anos foi encerrada no último domingo, dia 24 de maio, com a definição dos quatro semifinalistas da competição. Com 16 pontos conquistados, o Cruzeiro FC terminou na liderança isolada da tabela. A equipe marcou 20 gols e sofreu apenas oito ao longo da primeira fase, confirmando a melhor campanha do campeonato. Na segunda colocação ficou o Canarinho, com 11 pontos. Tamoio e Bom Fim fecharam o grupo dos classificados, ambos com oito pontos, mas com vantagem nos critérios para o Tamoio, que terminou em terceiro lugar. Já XV de Novembro e Juventus/Primavera se despediram da competição ainda na fase inicial. Conforme o regulamento, os confrontos das semifinais serão definidos entre o primeiro colocado contra o quarto, e o segundo diante do terceiro. Assim, os jogos de ida terão os seguintes duelos: Cruzeiro FC x Bom FimTamoio x Canarinho Os confrontos decisivos começam no próximo domingo (31), na sede do Tamoio, na Linha Sítio. O primeiro confronto inicia às 13h30 e o segundo jogo ocorre às 15h30. Os jogos da volta serão no Canarinho, em São Bento. De acordo com o regulamento, os mandos de campo foram decididos pela melhor disciplina. Na parte da manhã haverá amisto de veteranos entre Tamoio x Canarinho. A expectativa é de grande público para acompanhar os primeiros capítulos da fase decisiva da competição, que integra as comemorações dos 120 anos de Cruzeiro do Sul. A realização da competição é da Prefeitura Municipal.

Município conquista dois eletrocardiógrafos para ampliar atendimentos nas UBSs

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul conquistou dois novos eletrocardiógrafos para reforçar os atendimentos nas unidades de saúde do município. Os equipamentos serão destinados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Cléto Johner e à UBS Dr. Pereira. Um dos aparelhos foi adquirido com recursos de emenda do Ministério da Saúde. O outro foi viabilizado por meio de emenda impositiva da vereadora Maísa Siebenborn, com o objetivo de fortalecer a estrutura da atenção primária e ampliar a resolutividade dos atendimentos no município. Na última semana, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades participaram de treinamento para utilização dos equipamentos, sempre sob responsabilidade e supervisão médica. Conforme o secretário municipal da Saúde e Saneamento, Celso Kaplan, o primeiro aparelho começará a operar já na próxima semana na UBS Cléto Johner. Os exames poderão ser realizados mediante agendamento ou em situações de necessidade imediata identificadas pelo médico da unidade. Segundo Kaplan, atualmente o município precisa comprar exames de clínicas e hospitais da região. Com os novos equipamentos, Cruzeiro do Sul passa a ter maior autonomia, segurança e agilidade na identificação de possíveis diagnósticos cardíacos, qualificando ainda mais o atendimento prestado à população. A justificativa da emenda destaca que a aquisição dos equipamentos melhora a estrutura das unidades de saúde e possibilita que mais casos sejam resolvidos localmente, reduzindo a necessidade de deslocamentos dos pacientes.