Cruzeiro do Sul recebe semifinais do G8 de Futsal nesta quinta-feira

A rodada será disputada no Ginásio Orlando Eckert; Cruzeiro do Sul está classificado nas quatro categoriasO Ginásio Orlando Eckert, em Cruzeiro do Sul, será palco nesta quinta-feira (14) da 9ª rodada do 2º Campeonato Integração G8 de Futsal – Sicredi 120 anos. A rodada marca as semifinais das categorias Feminino e Sub-21, reunindo equipes da região em confrontos decisivos. A comunidade está sendo convidada a prestigiar os jogos e apoiar os atletas nesta reta final da competição. Cruzeiro do Sul chega em destaque ao mata-mata, com as quatro categorias do município classificadas para as semifinais do campeonato. A programação inicia às 19h30, com o confronto entre Boqueirão do Leão e Forquetinha, pela categoria Feminino. Na sequência, às 20h30, as duas equipes voltam à quadra pela categoria Sub-21. Representando o município anfitrião, Cruzeiro do Sul enfrenta Canudos às 21h30, na semifinal Feminina. Encerrando a noite, às 22h30, Cruzeiro do Sul encara Marques de Souza pela categoria Sub-21. A competição seguirá no dia 21 de maio, em Santa Clara do Sul, com as semifinais das categorias Veteranos e Força Livre. Cruzeiro do Sul enfrentará Santa Clara do Sul nas duas modalidades.
Parceria entre poder público e iniciativa privada impulsiona construção de moradias em Cruzeiro do Sul

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue avançando em diferentes frentes na reconstrução habitacional do município. Neste sábado (9), equipes trabalharam na finalização das seis casas doadas pela Cruz Vermelha em parceria com o Município. As estruturas estão sendo instaladas no Bairro Rosa e passam pelas etapas de montagem e acabamento, com previsão de entrega entre os meses de junho e julho. Com as novas unidades, Cruzeiro do Sul chega à marca de 22 casas construídas através da parceria entre iniciativa privada e poder público. No Bairro Célia, dez moradias já foram entregues e as famílias beneficiadas estão vivendo nos novos lares. Outras seis unidades, localizadas na área da Glucostark, estão em fase final e devem ser entregues ainda neste mês. Além das ações na área urbana, o município também desenvolve projetos habitacionais voltados ao interior. Por meio do projeto Agrovida, dez casas estão em construção na localidade de Linha Sítio, em uma área adquirida e doada pelo empresário Luciano Hang, em parceria com Instituto Minotauro, Aliança Evangélica e Administração Municipal. O prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, destacou que o município segue mobilizado para garantir dignidade às famílias atingidas pelas enchentes. “Estamos trabalhando em várias frentes para promover moradia, segurança e dignidade para a nossa comunidade atingida pelas cheias. Cada casa entregue representa um recomeço para uma família e seguimos buscando parcerias para ampliar ainda mais esse trabalho de reconstrução de Cruzeiro do Sul”, afirmou. A Administração Municipal reforça que os projetos habitacionais continuam sendo tratados como prioridade, diante da necessidade de garantir moradia segura para as famílias que perderam suas casas durante os eventos climáticos que atingiram o município.
Cruzeiro do Sul avança em plano de reconstrução viária com frentes em pontes e cinco novos pontilhões

Neste sábado (9), a prefeitura de Cruzeiro do Sul manteve o andamento do amplo cronograma de reconstrução de sua infraestrutura viária. Com frentes de trabalho espalhadas pelo município, a gestão atua simultaneamente na reta final da construção das aguardadas pontes Passo Fundo e de Ferro (Sampaio Alto), além de dar segmento ao pacote de obras que implementará cinco novos pontilhões no interior. O prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, destacou o caráter definitivo das intervenções para o futuro e a economia da cidade. “Estas obras representam a superação de um dos momentos mais difíceis da nossa história. Cada ponte e cada pontilhão reerguido não é apenas concreto, é a retomada do nosso desenvolvimento, a garantia do escoamento seguro da nossa produção e, acima de tudo, o respeito e a segurança para a nossa comunidade de Cruzeiro do Sul. Estamos construindo estruturas para durar e suportar as intempéries”, afirmou o chefe do Executivo. Pacote de R$ 837 mil para novos pontilhões Dentro das ações que ganharam celeridade, destaca-se a execução da obra de reconstrução de pontilhões. Firmado recentemente, no dia 4 de maio de 2026 , com a empresa DSI Construção e Pré Moldados Ltda, o cronograma conta com um aporte total de R$ 837.392,00. Conforme o planejamento técnico do município, as estruturas antigas e degradadas serão substituídas por galerias de concreto, garantindo maior capacidade hidráulica, resistência e segurança ao longo do tempo, adequando a infraestrutura às necessidades climáticas. As frentes contemplam cinco localidades estratégicas detalhadas no novo escopo da obra: Ponte Passo Fundo na fase de cura Outra obra de grande envergadura que movimenta a rotina da região é a Ponte Passo Fundo. A estrutura já está com sua etapa construtiva principal concluída, englobando todas as vigas, laje e os guarda-corpos. A concretagem da laje foi realizada no dia 27 de abril. De forma preventiva e estritamente técnica, a administração de Cruzeiro do Sul optou por respeitar o período de cura do concreto, evitando aterramentos precoces e prevenindo qualquer risco estrutural que pudesse ser gerado por uma liberação antecipada à população. Para o tráfego seguro de veículos pesados e leves, aguarda-se cerca de 21 dias para que o material atinja 90% da sua resistência final projetada (35 MPa). Enquanto o município Mato Leitão concluiu o aterro de sua cabeceira em 1º de maio, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul programou a execução dos seus aterros de acesso exatamente para o período entre 8 e 12 de maio. A nova ponte foi projetada em uma cota mais elevada, superando o nível da trágica enchente de maio de 2024, o que demanda um volume significativo de material para compor a nova alça de acesso. A previsão de inauguração e liberação total do trânsito está mantida para logo após o dia 18 de maio. Avanços e superação na Ponte de Ferro Na localidade de Sampaio Alto, a antiga Ponte de Ferro cede lugar a uma moderna estrutura de concreto armado. A obra, no entanto, precisou superar gargalos contratuais. Após identificar lentidão por parte da empreiteira contratada, a prefeitura emitiu notificações formais em dezembro e abril, chegando a avaliar a rescisão contratual. A quebra de contrato foi evitada, uma vez que as armaduras dos blocos e vigas já estavam montadas e um novo trâmite licitatório causaria atrasos irreversíveis à população. Atualmente, o cenário no canteiro de obras é de intensa movimentação. Com a mobilização de guindastes pesados, os operários realizam o içamento e o posicionamento dos novos blocos e das vigas principais. Para conferir agilidade à reta final da obra, a pista receberá lajes pré-moldadas, peças que já possuem a resistência final e dispensam a necessidade de aguardar o tempo de cura do concreto. A expectativa da prefeitura é finalizar os acabamentos das cabeceiras e a instalação dos guarda-corpos ainda neste mês de maio. Complexidade técnica e união de esforços Tanto a ponte de Sampaio Alto quanto a de Passo Fundo tiveram início simultâneo em julho de 2025, logo após o aguardado repasse dos recursos da Defesa Civil Nacional. O Governo Federal destinou R$ 2.053.674,95 para os projetos — sendo R$ 607,6 mil direcionados à Ponte de Ferro e R$ 1,44 milhão para a Passo Fundo. A complexidade singular de atuar no leito do rio exigiu readaptações urgentes que não constavam nos orçamentos originais. Na Ponte de Ferro, por exemplo, foi necessário substituir a previsão de um guindaste de 30 toneladas por um gigante maquinário de 250 toneladas devido ao peso estrutural real. Já na Passo Fundo, não havia sequer orçamento inicial para o uso de guindastes. Para evitar que os processos parassem nas mesas de reanálise da burocracia federal em Brasília, o que implicaria em meses de atraso, as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mato Leitão uniram forças e compartilharam os custos adicionais dos equipamentos, garantindo que as máquinas não parassem e que a comunidade receba suas pontes no menor prazo possível.
Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega licença de instalação do aeródromo para Construtora Diamond

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta sexta-feira (8) a entrega oficial da Licença de Instalação do futuro Condomínio Aeronáutico Imigrantes, empreendimento da Construtora Diamond que será instalado no município. O documento foi repassado durante o último dia do 9º Gramado Summit, em Gramado, marcando mais um passo para o início das obras, previstas para começar já na próxima segunda-feira (11). Participaram do ato o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, os empresários Hugo, Gustavo e Daniel Schmidt, além do sócio Sidnei Schmidt, representantes da Diamond, a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e demais parceiros envolvidos no projeto. Anunciado em janeiro deste ano, o Condomínio Aeronáutico Imigrantes será implantado às margens da RSC-453, em uma área de 40 hectares, com estrutura projetada para operações 24 horas por dia. A expectativa é de que a pista esteja pronta e operante em aproximadamente um ano. Para o sócio da Diamond, Sidnei Schmidt, o empreendimento representa um marco para o desenvolvimento regional. “Teremos outras atividades, veremos uma evolução nos nossos negócios. Mudaremos a régua da região e engrandeceremos nossas atividades”, destacou. Segundo ele, o trabalho técnico desenvolvido pela construtora em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul foi fundamental para viabilizar o projeto. “Segunda-feira, às 8h, as máquinas já estarão trabalhando. Queremos entregar esse equipamento para a comunidade o mais rápido possível”, afirmou. O prefeito Dingola ressaltou a importância estratégica do futuro aeródromo para o Vale do Taquari e o Vale do Rio Pardo, especialmente em situações de emergência e no fortalecimento econômico da região. “É uma alegria enorme para Cruzeiro do Sul, mas principalmente para toda a nossa região. Esse empreendimento vai representar desenvolvimento, oportunidades e mais facilidade de acesso para investidores e empresários. Quando enfrentamos as dificuldades da enchente de 2024, vimos a importância de termos alternativas de acesso aéreo. Quem sabe no futuro possamos receber pessoas aqui com muito mais facilidade”, salientou o prefeito. Dingola também destacou a agilidade da Administração Municipal e dos órgãos ambientais estaduais na condução dos processos necessários para a liberação do projeto. Com o empreendimento concluído, a expectativa é de reduzir significativamente o tempo de deslocamento aéreo para diversos destinos estratégicos do Estado e do país. A partir de Cruzeiro do Sul, o trajeto até Santa Cruz do Sul poderá ser feito em cerca de oito minutos, até Porto Alegre em 18 minutos e até Canela em aproximadamente 25 minutos. Também haverá conexão facilitada com cidades como Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.
Plantio de mudas marca transformação de área atingida por enchente em Cruzeiro do Sul

Uma ação simbólica e voltada ao futuro marcou a manhã desta terça-feira (5) em Cruzeiro do Sul. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, promoveu o plantio de 150 mudas nativas nas margens do Rio Taquari, no local onde funcionava a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Domingos Cíceri. Situada em área de arraste do rio, a antiga estrutura dará lugar a um espaço verde voltado à preservação ambiental. A iniciativa busca ampliar a resiliência da região e garantir mais segurança à comunidade diante de possíveis eventos climáticos extremos. A atividade integra a programação da Semana “Caminho das Águas”, promovida pelo Estado como forma de marcar os dois anos da tragédia climática de 2024. A agenda reúne ações estratégicas voltadas à preparação dos municípios e ao fortalecimento de uma cultura de prevenção. O plantio foi realizado por estudantes da própria escola, com orientação técnica, unindo educação ambiental e mobilização comunitária. A secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, destacou a importância da iniciativa para o futuro das cidades. “Essa ação representa mais do que o plantio de mudas. É um passo concreto na construção de uma cultura de prevenção, que envolve educação ambiental, cuidado com o território e responsabilidade compartilhada. A recomposição da vegetação é uma medida essencial para proteger as margens dos rios e fortalecer a resiliência das cidades frente a novos eventos climáticos”, afirmou. O prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, também ressaltou a relevância da transformação do espaço. “Estamos dando um novo significado para uma área que foi duramente atingida. Transformar esse local em uma área verde é pensar no futuro, na segurança das famílias e na preservação do nosso meio ambiente. É uma iniciativa fundamental para fortalecer a prevenção e proteger a nossa comunidade”, destacou. A ação reforça o compromisso conjunto entre Estado e município na reconstrução sustentável e na adoção de medidas que minimizem os impactos de eventos climáticos, promovendo mais qualidade de vida para a população.
Governo do Estado assina ordem de início para o Novo Passo de Estrela

Durante agenda oficial no Vale do Taquari, a comitiva do governo do Estado, liderada pelo governador Eduardo Leite, esteve em Cruzeiro do Sul, nesta terça-feira (5), onde apresentou o plano de trabalho do Novo Passo de Estrela, no salão paroquial do município. A visita marcou um novo avanço no projeto habitacional destinado às famílias atingidas por eventos climáticos recentes. Na ocasião, o governador reafirmou que o Estado mantém o cronograma para a construção de 282 moradias definitivas em três áreas da cidade. Ainda durante a visita, foi assinada a ordem de início das obras do novo loteamento Passo de Estrela, que será implantado em uma área desapropriada em 2025, localizada no bairro Cascata. Com a autorização, os trabalhos devem iniciar pela urbanização do terreno, etapa que inclui a abertura de ruas e a implantação de infraestrutura básica, como redes de água, energia elétrica e drenagem. A empresa responsável pela execução terá prazo de 90 dias para apresentar o projeto executivo das unidades habitacionais. O prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, destacou a importância do avanço no processo. “A liberação dessas obras representa mais do que moradias, é a reconstrução da dignidade de muitas famílias. Estamos acompanhando de perto cada etapa para garantir que esse projeto avance com agilidade e responsabilidade”, afirmou. Além do loteamento Passo de Estrela, outras frentes habitacionais seguem previstas no município. No loteamento São Gabriel, serão construídas 97 casas definitivas, enquanto o loteamento Zagonel contará com mais 35 unidades. Durante o encontro, o governador também reconheceu atrasos na execução das obras, inicialmente anunciadas anteriormente, mas garantiu que o cronograma segue em andamento. Conforme detalhado, as primeiras moradias a serem entregues serão as do loteamento São Gabriel, com previsão entre outubro e novembro de 2026. A conclusão total desse núcleo habitacional está projetada para 2027. A administração municipal reforça que segue atuando em parceria com o governo do Estado para assegurar o cumprimento dos prazos e a entrega das moradias às famílias beneficiadas.
Curso de Fitoterapia na Prática capacita comunidade em Cruzeiro do Sul através do projeto Cuidar Juntos

A saúde pública de Cruzeiro do Sul recebeu um importante reforço na última quinta-feira (23). A Cabanha Dom Gonçalo, na Casa do Morro, sediou o curso “Fitoterapia na Prática”, capacitação focada no uso terapêutico de ervas medicinais para promoção da saúde e prevenção de doenças. Ministrada pela Dra. Rosa Conrad, a formação reuniu moradores interessados no poder curativo das plantas. O diferencial do treinamento é o caráter prático: os alunos aprendem desde a identificação das espécies até o preparo de infusões e remédios naturais. “Este curso é fundamental para que a comunidade entenda que a farmácia natural está ao nosso alcance. É um retorno às nossas raízes com embasamento técnico. Conhecer a planta é acessar a energia da própria vida”, destaca a doutora. A iniciativa, 100% gratuita, integra o projeto Cuidar Juntos, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conexão Delta que busca humanizar o atendimento e oferecer alternativas complementares ao sistema tradicional. O psicoterapeuta do Conexão Delta, Luciano Pazuch, reforça o papel da fitoterapia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). “Ela atua de forma sistêmica, auxiliando no equilíbrio emocional e físico, sendo um recurso de alto valor para o bem-estar físico e mental”, explicou. O secretário de Saúde e Saneamento, Celso Kaplan (Lelo), enfatizou o caráter estratégico da ação: “Investimos em conhecimento que gera qualidade de vida. As plantas auxiliam de forma preventiva e curativa, muitas vezes reduzindo a necessidade de intervenções químicas pesadas”. O curso tem carga horária de 40 horas, com encontros presenciais a cada 30 dias.
Cruzeiro do Sul promove imersão em bem-estar com curso gratuito de Reiki na Casa do Morro

Nos dias 22 e 23 de abril, a histórica Casa do Morro foi palco de uma experiência transformadora para a comunidade. O espaço sediou o curso de Reiki Nível 1 (Reiki Usui), uma atividade gratuita que representou o primeiro passo dos participantes em direção ao equilíbrio, ao bem-estar e à conexão interior. A capacitação faz parte do projeto “Cuidar Juntos”, uma iniciativa da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, em uma parceria direta com o espaço terapêutico Conexão Delta. Os encontros foram conduzidos pelo psicoterapeuta Luciano Pazuch, que guiou o grupo nos fundamentos de canalização de energia e práticas de autocuidado proporcionadas pelo método Usui. Para o psicoterapeuta do Conexão Delta, a ação vai além do aprendizado técnico e representa um movimento de acolhimento. “O projeto Cuidar Juntos tem uma importância ímpar por democratizar o acesso à saúde integrativa e emocional. Ver esse grupo dando esse passo rumo ao equilíbrio e aprendendo a cultivar a própria energia vital é a prova de que estamos construindo uma comunidade mais consciente e saudável”, avalia Pazuch. A promoção de cursos como o de Reiki reforça a diretriz da atual gestão de diversificar as formas de cuidado na rede pública de saúde. O secretário de Saúde e Saneamento, Celso Kaplan, o Lelo, destaca que a ação está alinhada à expansão e ao fortalecimento das terapias alternativas no município. “Nossa visão é de que a saúde precisa ser cuidada de forma global, tratando o corpo e a mente. A inserção e o fomento das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) por meio do projeto Cuidar Juntos é um investimento na prevenção. Queremos oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e garantir uma qualidade de vida real para a nossa população”, ressalta o secretário. O curso reuniu membros da comunidade e profissionais ligados à área da saúde, consolidando a Casa do Morro não apenas como um símbolo histórico de Cruzeiro do Sul, mas como um novo polo de promoção de saúde e integração no Vale.
Comércio de Cruzeiro do Sul adere à campanha e amplia divulgação do projeto Cuidar Juntos

A partir desta segunda-feira (27), quem circular pelos estabelecimentos comerciais do município notará uma forte mobilização voltada à saúde e ao bem-estar da população. Diversos lojistas e comerciantes parceiros passaram a exibir cartazes informativos do projeto Cuidar Juntos, uma iniciativa promovida através da parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o espaço terapêutico Conexão Delta. A estratégia visual busca democratizar a informação e garantir que mais munícipes tenham acesso aos serviços oferecidos. O projeto Cuidar Juntos tem como pilar central a oferta das chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Trata-se de recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde com foco na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano. No município, o projeto disponibiliza um amplo leque de atividades, incluindo sessões de meditação, danças circulares, aromaterapia, fitoterapia, reiki, yoga e biodança. O grande objetivo do programa é fortalecer a saúde emocional da população local, auxiliando diretamente na superação de traumas — em especial os gerados pelos recentes eventos climáticos na região — e proporcionando uma alternativa eficaz para a redução da dependência de medicamentos excessivos. Para o psicoterapeuta do Conexão Delta, Luciano Pazuch, levar essa informação a cada esquina da cidade é um passo vital. “O Cuidar Juntos é um marco estrutural para a saúde mental e emocional de Cruzeiro do Sul. Através das Práticas Integrativas, nós oferecemos um espaço contínuo de acolhimento e reequilíbrio. Isso é fundamental para que a nossa comunidade consiga ressignificar suas dores, superar os traumas e encontrar uma qualidade de vida plena, focando na raiz do bem-estar humano”, destaca. Nos bastidores da gestão pública, o avanço do projeto também é comemorado pelos resultados práticos já observados na rede de atendimento. O secretário de Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, Celso Kaplan, o Lelo, ressalta a diferença que o programa tem feito no cotidiano dos moradores. “Acompanhar de perto o impacto do projeto Cuidar Juntos na vida da nossa comunidade tem sido muito recompensador. Quando nós levamos essas terapias de forma estruturada e gratuita para os moradores, estamos agindo na prevenção e resgatando a qualidade de vida de inúmeras famílias. Ter o comércio local abraçando essa causa e ajudando na divulgação só mostra a força da nossa comunidade quando o assunto é cuidar das pessoas”, avalia o secretário. Como participar Todas as atividades e terapias oferecidas pelo projeto Cuidar Juntos são 100% gratuitas e abertas para toda a comunidade cruzeirense. Para mais informações sobre o funcionamento dos grupos, horários, locais de atendimento ou para realizar inscrições, a população pode entrar em contato direto através do WhatsApp (55) 99691-7862.
Cruzeiro do Sul recebe novas máquinas para reforçar infraestrutura e estradas

Na quarta-feira (15), o município de Cruzeiro do Sul foi contemplado com a chegada de duas novas máquinas que irão fortalecer os serviços de infraestrutura, especialmente na manutenção e melhoria das estradas e apoio às obras. Foram entregues um rolo compactador de solo, no valor de R$ 460.566,20, e uma pá carregadeira, adquirida por R$ 280 mil. Os equipamentos integram o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (PROMAQ), do governo federal, voltado ao fortalecimento da produção e da infraestrutura nos municípios. O rolo compactador foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm, com intermediação do vereador André Schmitt. Já a pá carregadeira é oriunda de emenda do deputado federal Luiz Carlos Busato, com articulação do vereador Gustavo Henrique Richter. De acordo com o prefeito César Leandro Marmitt, o investimento representa um avanço importante para o município.“Essas máquinas chegam em um momento fundamental e vão qualificar ainda mais os nossos serviços, garantindo melhores condições de trafegabilidade nas estradas e mais eficiência nas obras. É um reforço significativo para atender as demandas da nossa comunidade, especialmente do interior”, destacou. A Administração Municipal ressalta que a aquisição dos equipamentos amplia a capacidade operacional das equipes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.