Bem-vindo ao site da Prefeitura

Saúde inicia mapeamento para implementação de Práticas Integrativas através do projeto ‘Cuidar Juntos’

Saúde inicia mapeamento para implementação de Práticas Integrativas através do projeto ‘Cuidar Juntos’

Iniciativa da Secretaria de Saúde e Saneamento, em parceria com a Associação Conexão Delta, busca ouvir a comunidade para definir a oferta de terapias complementares no município.

Nesta segunda-feira (26), a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, anuncia o início da fase de diagnóstico do projeto Cuidar Juntos. Executada pela Associação Conexão Delta, a ação tem como objetivo mapear o interesse e a necessidade da população em relação às Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como acupuntura, reiki, meditação e terapias com plantas medicinais.

Esta etapa é fundamental para que a implementação das novas terapias esteja alinhada com os reais desejos da comunidade cruzeirense. Para participar, os cidadãos são convidados a preencher um formulário online, onde podem expressar quais práticas gostariam de ver disponíveis na rede municipal.

O prefeito Dingola destaca que o projeto representa um salto de qualidade na humanização do atendimento público:

“O ‘Cuidar Juntos’ vai muito além de tratar doenças; é sobre cuidar das pessoas. Queremos oferecer um modelo de saúde que acolha o cidadão cruzeirense com carinho e opções que melhorem sua qualidade de vida de forma integral.”

O Resgate da Saúde Integral

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças e auxiliar no tratamento de condições crônicas, depressão e ansiedade.

Segundo o psicoterapeuta Luciano Pazuch, responsável técnico no projeto, o movimento reflete uma mudança global de comportamento:

“Percebemos que a comunidade busca cada vez mais a medicina alternativa não apenas para remediar a dor física, mas para encontrar a cura de problemas emocionais e o equilíbrio da alma, tratando a causa e não apenas o sintoma.”

Como Participar

A participação da comunidade é vital. O formulário é breve e servirá de bússola para as próximas ações da Secretaria de Saúde.

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER AO DIAGNÓSTICO E PARTICIPAR

Compartilhe: