O Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou, na segunda-feira (3/11), no Diário Oficial do Estado, a abertura de concorrência licitatória eletrônica para contratação de construtora responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução das obras do loteamento Novo Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul.
O Edital nº 0095/2025, requerido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), prevê a abertura das propostas no dia 16 de dezembro, às 9h, pela Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
O Novo Passo de Estrela será um bairro planejado, construído do zero, em substituição ao Passo de Estrela original — comunidade totalmente destruída pela enchente histórica de 2024.
“Esse projeto simboliza o recomeço de um povo que não perdeu a esperança. Estamos acompanhando de perto cada etapa para garantir que as famílias possam reconstruir suas vidas com dignidade, segurança e infraestrutura moderna”, destacou o prefeito César Leandro Marmitt (Dingola).
De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, o Novo Passo de Estrela representa um modelo inédito no Estado. “Pela primeira vez, o Estado fará um bairro inteiro planejado para reconstruir uma perda tão grande como a que essas famílias tiveram. Além do recomeço para centenas de famílias, haverá um espaço com diretrizes modernas e sustentáveis para a retomada da economia do bairro”, explicou.
Reconstrução de casas e de vidas
Após a destruição do antigo Passo de Estrela, a comunidade enfrentou meses de incerteza e dificuldades para recomeçar. Agora, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o novo loteamento foi projetado para atender às necessidades da população, com infraestrutura completa, área comercial e zonas residenciais.
Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é uma iniciativa de Estado criada para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e preparar o futuro com mais resiliência e sustentabilidade.
O anteprojeto técnico, elaborado pela equipe da Sehab, prevê que o novo bairro será interligado ao antigo Passo de Estrela por meio da Rua João Schardong, criando um elo simbólico entre o passado e o futuro das famílias atingidas, e preservando os vínculos sociais e territoriais da comunidade.
Bairro sustentável e moderno
O projeto incentiva a sustentabilidade urbana, com espaços públicos de convivência, áreas verdes e estímulo à eficiência no uso de recursos naturais. Além disso, o desenho urbano contempla a retomada da economia local, com espaços reservados para comércios, serviços e moradias.
O terreno destinado ao Novo Passo de Estrela foi desapropriado pelo Governo do Estado, por meio da Sehab. Atualmente, o local abriga 30 das 58 moradias temporárias instaladas em Cruzeiro do Sul.
Entre os lotes, parte será disponibilizada para que os próprios beneficiários construam suas casas com recursos próprios. A maior parte, no entanto, será edificada por meio das Atas de Registro de Preço da Sehab, garantindo agilidade e padronização na reconstrução.
Créditos: Cristiano Braga

