Bem-vindo ao site da Prefeitura

Dingola fará apresentação de projeto inovador na Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 Cities, no Rio de Janeiro

Dingola fará apresentação de projeto inovador na Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 Cities, no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira, 3 de novembro, o prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, desembarca no Rio de Janeiro para participar da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 2025, que será realizada entre os dias 3 e 5 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.

O convite partiu da Incubadora de Projetos Solução Natureza — ação da Fundação Grupo Boticário em parceria com a C40, o CGEE e a Aliança Bioconexão Urbana — que selecionou e financiou o município de Cruzeiro do Sul para apresentar um dos projetos urbanos mais avançados da gestão municipal.

O evento 

A C40 Cities é uma rede global de cidades comprometidas com a ação climática e urbana. A Cúpula de Prefeitos é realizada a cada três anos e reúne prefeitos, lideranças empresariais, academia, investidores e sociedade civil para trocar e expor soluções urbanas escaláveis.

Em 2025, o encontro antecede a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada em Belém, no Pará. A C40 assume papel estratégico no Fórum de Líderes Locais para posicionar as prioridades das cidades no centro das negociações globais sobre clima e urbanização. 

Temas centrais da C40 Cities

• soluções baseadas na natureza (Nature-Based Solutions) para cidades mais resilientes.

• mobilização de investimentos urbanos climáticos.

• colaboração entre governos, setor privado e sociedade para acelerar transformações urbanas.

A participação de Cruzeiro do Sul

Na terça-feira, 4 de novembro, no painel “Transformações Urbanas por Meio de Soluções Baseadas na Natureza”, o prefeito Dingola apresentará o tema “Requalifica Urbana: conectando pessoas e espaços”, mostrando como Cruzeiro do Sul vem promovendo intervenções urbanas que priorizam a interligação de espaços públicos, mobilidade ativa, revitalização de zonas subutilizadas e a integração com as pessoas.

O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de engenharia, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. A iniciativa já passou por diversas etapas, sendo também apresentada em Brasília ao Governo Federal. Desta vez, a ação será divulgada na Cúpula de Prefeito, no Rio de Janeiro, pelo chefe do Executivo de Cruzeiro do Sul e acompanhada pela secretária municipal de Administração e Finanças, Camila Scheibel. 

Segundo Dingola, em relação ao projeto desenvolvido em Cruzeiro do Sul, destacam-se os seguintes pontos principais:

  • aplicação de soluções baseadas na natureza (como recuperação de áreas verdes, drenagem natural, corredores de vegetação urbana) para reforçar resiliência climática e qualidade de vida.
  • foco em conectar comunidades, equipamentos urbanos, e espaços públicos para promover convivência, mobilidade e inclusão.
  • promoção de um desenho urbano que valorize espaços de encontro, circulação humanizada, e integração social — aproximando pessoas e ambientes em melhores condições.
  • busca de financiamento e parcerias, a partir da exposição no evento, para viabilizar investimentos e garantir sustentabilidade técnica e financeira da intervenção.

Por que isso é importante para Cruzeiro do Sul

Para o município, a apresentação no C40 representa oportunidade estratégica de duas ordens:

  • Visibilidade e reconhecimento: levar o nome de Cruzeiro do Sul para um fórum global fortalece a imagem do município como gestor urbano inovador e abre portas para networking, cooperação técnica e recursos.
  • Ação concreta para o futuro local: ao se engajar em soluções de natureza urbana, o município se prepara para responder aos desafios do século XXI — mudanças climáticas, vulnerabilidade urbana, mobilidade, saúde pública — de forma integrada. A iniciativa poderá gerar impacto direto na qualidade de vida dos moradores, valorizando bairros, reduzindo riscos urbanos contra enchentes e promovendo desenvolvimento mais sustentável.

Como coloca o prefeito Dingola, “É uma iniciativa pioneira em Cruzeiro do Sul e no Rio Grande do Sul, que conecta nosso povo, nosso território, e nossa natureza, para que o município seja mais humano, resiliente e integrado”.

Compartilhe: