A urgência em reestruturar a malha viária local levou representantes do Executivo de Cruzeiro do Sul à sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre, nesta quinta-feira (19). O prefeito em exercício, Carlos Spiekermann, o secretário de Estradas, Márcio Noll, e o coordenador municipal da Defesa Civil, Rodrigo Borges, entregaram um ofício ao diretor-geral do órgão estadual, Luciano Faustino da Silva, cobrando providências imediatas para as condições da ERS-130.
O encontro na capital gaúcha teve como foco a recuperação do trecho que compreende o acesso ao município, infraestrutura que foi severamente destruída pela enchente histórica de 2024. A intenção do governo de Cruzeiro do Sul é consolidar uma parceria com o Estado para acelerar o início das obras.
De acordo com o prefeito em exercício, o diálogo inicial aponta para avanços logísticos na região. “Estivemos entregando um ofício ao Daer e também para viabilizar uma construção de esforços entre a administração e o Daer para poder trazer melhorias na nossa ERS-130, principalmente nos pontos mais críticos da estrada. A princípio, foi aberto um protocolo interno já para poder, nos próximos dias, estreitar essa distância e viabilizar as melhorias possíveis”, destacou Spiekermann.
Impacto logístico e reconstrução
O documento protocolado junto à direção-geral do Daer detalha que a rodovia é uma artéria estratégica não apenas para Cruzeiro do Sul, mas para o desenvolvimento de toda a região. Entre as justificativas apresentadas para atestar a urgência da obra, a Defesa Civil alerta para o impacto direto da precariedade da estrada no escoamento da produção agrícola, na circulação segura de trabalhadores e no transporte escolar. A mobilidade comprometida afeta, de forma ainda mais crítica, os serviços essenciais, dificultando o atendimento na área da saúde e o trânsito de viaturas de emergência.
Diante da gravidade do cenário, a comitiva cruzeirense solicitou atenção especial da Secretaria Estadual de Logística e Transportes para ações de recuperação estrutural do pavimento e reforço da sinalização. “Acreditamos no compromisso do Governo do Estado com a reestruturação das cidades atingidas pelas cheias. O Daer e se colocou à disposição para colaborar tecnicamente na execução das melhorias”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Borges.





