No decorrer deste mês a Secretaria pretende ampliar a oferta de exames de PSA. O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.

A Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul, vêm trabalhando de forma constante nos cuidados necessários para a promoção da saúde e prevenção de doenças. No mês destinado ao movimento de Conscientização Sobre o Câncer de Próstata – o NOVEMBRO AZUL – foram definidas ações e uma agenda de programações prioritariamente voltadas ao público masculino.

As UBSs e ESFs do município receberam decoração e iluminação alusivas ao tema e está circulando nas redes sociais da Prefeitura e demais canais de comunicação um vídeo em que os médicos atuantes na Secretaria da Saúde apresentam dados e informações pertinentes, ressaltando a importância da realização dos exames regularmente.

Dentre as ações propostas para o Novembro Azul, serão realizadas rodas de conversas, também sob a condução dos médicos da Secretaria, destinadas aos usuários das Oficinas Terapêuticas e funcionários da Prefeitura, abordando o câncer de próstata, práticas saudáveis e as formas de prevenção.

No decorrer deste mês a Secretaria pretende ampliar a oferta de exames de PSA. O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também é um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.

Data de publicação: 10/11/2021

Créditos das Fotos: Divulgação