/

Na tarde da quarta-feira, dia 13, foi realizada a inauguração do relógio do corpo humano, construído na localidade de Boa Esperança Baixa, através de parceria da Comunidade São Francisco, Grupo/Projeto Mais Hortas, da Comissão Pastoral da Terra e Escola de Jovens Rurais da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul, da Emater/RS-Ascar, da Administração Municipal e suas Secretarias e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entre outras entidades.

O evento contou com a presença de um expressivo número de pessoas. Além da inauguração do espaço também houve um momento para troca de sementes crioulas, degustação, aquisição de produtos orgânicos e exposição, como de integrantes da aldeia indígena instalada no município.

Antecedendo os pronunciamentos houve uma benção ecumênica conduzida pelo pastor Mauro Compagnoni Alves e o padre Milton Lunardi.

O prefeito João Henrique Dullius salientou o momento, como sendo umas das ideias mais importantes e grandiosas com o foco na saúde das pessoas. Destacou a responsabilidade para que o projeto se mantenha, enaltecendo o importante envolvimento das entidades.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, frisou ser um momento de concretização do projeto de Deus para todos. Sendo este um somatório de esforços. Frisou a busca da Secretaria por projetos diferenciados para tocar também o psicológico das pessoas. Mallmann citou diversos projetos que já vêm sendo desenvolvidos e outros que estão em pauta. Por último, frisou a importância da presença dos jovens que são o futuro do mundo.

Representado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, Mauro Soares, garantiu apoio total do Sindicato ao projeto. Frisou que preservar as sementes e a medicina através das plantas é algo que vem dos antepassados, sendo este um projeto de vida com qualidade.

Já Carlos Augusto Lagemann, gerente regional adjunto da Emater-RS/Ascar, destacou o trabalho da equipe da Saúde, em especial o da enfermeira Eveline e das agentes de Saúde. Também enalteceu a equipe local da Emater pelo envolvimento. Destacou o trabalho da entidade voltado para a segurança e soberania alimentar, promovendo a saúde através da boa alimentação. Assinalou ainda a importância do cuidado sobre o uso correto de cada planta.

Por último, a equipe de profissionais da Emater explicou o funcionamento do Relógio do Corpo Humano.

Horário do corpo

O fundamento do relógio do corpo humano está baseado na medicina tradicional chinesa e a teoria do relógio cósmico, onde se observa a circulação de energia pelos meridianos principais. A energia vital percorre todo o circuito dentro de um ritmo, horário que se inicia das 3h às 5h no meridiano do pulmão, e obedecendo o seguinte percurso: das 5h as 7h/intestino grosso; das 7h as 9h/estômago; das 9h as 11h/baço-pâncreas; das 11h as 19h/rins; das 19h as 21h/circulação-sexo; das 21h as 23h/triplo aquecedor envolvendo três sistemas do corpo (sistema digestivo/respiratório/excretor) das 23h a 1h/vesícula biliar; da 1h as 3h/fígado.

Data de publicação: 14/10/2021

Créditos das Fotos: Márcio Steiner