Mesmo já estando em uso, nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, os municípios de Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, fizeram a inauguração oficial da nova ponte sobre o Arroio Grande, na localidade de Jaó, que divide os municípios.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito e o vice de Cruzeiro, João Henrique Dullius e João Celso Führ, o prefeito e a vice de Venâncio, Jarbas da Rosa e Izaura Landim, secretário e vereadores de ambas cidades, e comunidade em geral.

Lembrando que a antiga ponte de madeira quebrou quando um caminhão carregado com esterco, com possível excesso de peso, passava pela estrutura, no dia 19 de março deste ano, deixando o local impossibilitado de receber tráfego.

Tendo em vista estar no limite entre os municípios e ser de suma importância para ambas comunidades, as Administrações Municipais chegaram ao consenso de dividir os custos para a construção de uma nova estrutura, de concreto. Após os trâmites necessários, o processo licitatório foi realizado no mês de agosto, tendo como vencedora a empresa Moamar Engenharia, de Lajeado. O investimento total na obra foi de R$ 88.650, ficando 50% do valor para cada prefeitura.

A nova ponte tem capacidade para receber veículos com até 36 toneladas. Em comum acordo foi decidida pela não instalação de proteções laterais na ponte, tendo em vista a necessidade da passagem de máquinas agrícolas com seus implementos, que são mais largos que a estrutura.

Data de publicação: 26/11/2021

Créditos das Fotos: Marcio Steiner