Município conta com empresa terceirizada, especializada na limpeza e recolhimento deste tipo de material.

Tendo em vista a demanda por podas de árvores e remoção de lixo verde, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul contratou recentemente, através de processo licitatório, uma empresa especializada neste tipo de serviço. Trata-se da Multi Service, de Lajeado.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras, somente os funcionários públicos da equipe de limpeza urbana não estavam dando conta de atender todo o serviço. A empresa vai auxiliar na limpeza das arborizações, ou seja, nas podas em locais onde é necessário, como por exemplo, em pontos onde as árvores estão atrapalhando a visibilidade dos condutores de veículos. Neste primeiro momento, e a medida do possível, será elaborado um roteiro que irá passar pelas comunidades para este trabalho de limpeza e recolhimento do lixo verde.

Outra novidade com a contratação do serviço terceirizado é a capacidade da trituração do material que é recolhido. A empresa está equipada com um caminhão que, após a poda, carrega o material já triturado. Este material é levado até um local preestabelecido pela Prefeitura, passando por um período de descanso até que naturalmente se transforme em adubo. Diante disso, será elaborado um projeto em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente para disponibilizar este material para a comunidade.

A Administração lembra que neste primeiro momento será atendido o Centro e bairros, mas, conforme houver demanda, as demais localidades interioranas também serão contempladas.

Outro ponto observado é para que as pessoas façam contato com a Prefeitura quando realizarem a poda em sua propriedade e resolverem colocar o material na rua para o recolhimento. Basta ligar no 3764 144 e informar o endereço.

Data de publicação: 25/11/2021

Créditos das Fotos: Marcio Steiner