Na terça-feira (16) o prefeito João Dullius participou de mais uma reunião na Casa Civil, em Porto Alegre, para discutir a concessão das rodovias e a localização das praças de pedágio.

Na terça-feira (16) o prefeito João Dullius participou de mais uma reunião na Casa Civil, em Porto Alegre, para discutir a concessão das rodovias e a localização das praças de pedágio. Dullius esteve acompanhando dos prefeitos de Lajeado, Encantado, Arroio do Meio e Mato Leitão. Entre as reivindicações de todos está o fim da outorga e sim o critério de menor preço no leilão, além de uma forma de compensação, através de um percentual maior dos impostos, para o município sede das praças de pedágio. Além disso, lideranças regionais defendem a cobrança por quilometro rodado e questionam o cronograma de execução das obras, a fim de acelerar a duplicação da ERS-130. Até o fim desta semana, o governador Eduardo Leite deve receber o relatório que apontará mudanças nas regras do projeto de concessão das rodovias estaduais. O resumo é elaborado por integrantes do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, e deverá nortear o edital de licitação, previsto para sair em setembro.

Paralelo a isso, Dullius salientou que esta semana fica pronto o projeto de análise das obras previstas para Cruzeiro do Sul, dentro do contrato de concessão e que será entregue o quanto antes para o Governo do Estado. Conforme o secretário de Administração e Finanças, Volmir Dullius, serão pleiteadas diversas melhorias visando a segurança dos usuários, incluindo cinco rótulas de acesso na RSC-453, prevendo inclusive, a instalação de um novo Distrito Industrial, com acesso defronte ao antigo comércio de Nilo Welter, na Picada Augusta, o que foi endossado pelo secretário de Planejamento, Industria e Comercio Leandro Johner, salientando que o projeto está sendo elaborado por uma empresa especializada em engenharia viária.

Data de publicação: 18/08/2021