A Secretaria Municipal da Educação Cultura e Esportes SMECE, em parceria com as entidades tradicionalistas do município, promoveu nesta segunda, dia 20, o Desfile Farroupilha, somente a cavalo. Trata-se do primeiro evento oficial do município, pós pandemia, com dezenas de cavalarianos e um roteiro diferente dos anteriores. O início foi as 9h, saindo do Sítio do Inácio, passando pelo Morro, bairro Glucostarck e seguindo até o parque poliesportivo onde ocorreu um ato solene, com a presença da chama farroupilha, que foi buscada no Cristo Protetor, de Encantado, no dia 04 de setembro. A secretária de Educação, Anelise Assmann, enalteceu a cultura gaúcha e destacou o papel das “Anitas” (Garibaldi) mulheres, especialmente durante a pandemia, o que foi endossado pelo prefeito João Dullius, que lamentou não poder incentivar uma programação maior em função da pandemia e a necessidade de se evitar aglomerações. Durante a semana passada, a chama e as bandeiras ficaram no parque poliesportivo municipal onde, todas as manhãs, houve um momento cívico com as escolas. Todos já haviam concordado em não realizar o acampamento, pois ainda seria cedo para expor os membros dos grupos, em função da pandemia. Porém, o parque poliesportivo estava disponível para pequenas confraternizações, sempre tomando todos os cuidados com o distanciamento e uso de máscaras. O CTG Pagos de São Rafael e o Clube do Cavalo conduziram a chama e as bandeiras, além de terem realizado atividades próprias em suas sedes.

Em função da pandemia e o cuidado com aglomerações, ficou combinado que as entidades farão duas apresentações artísticas durante a programação de Natal do Município, que contará também com um show do grupo Matizes, custeado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Data de publicação: 21/09/2021