Município garante auxílio para o desenvolvimento da obra

Nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, estiveram na propriedade de Humberto Persch, na localidade de São Bento.

Na ocasião, os representantes do Poder Executivo foram acompanhar o andamento da obra de um chiqueirão que está entrando na fase final de sua obra, na parte estrutural. Posteriormente ocorrerá a instalação elétrica e os demais complementos para o seu funcionamento.

A estrutura, que possui cerca de 2,1 mil metros quadrados e anteriormente era um aviário, foi transformada, com auxílio da Administração Municipal, e passará a alojar 2 mil suínos. O galpão de 136 metros de comprimento por 16 metros de largura será dividido em quatro salas, com 500 animais cada. Esses suínos estarão separados em 80 baias. Persch explica que a estrutura será totalmente automatizada. A temperatura será mantida com ventiladores casados com equipamentos com névoa de água.

A intenção do empreendedor é receber o primeiro lote de animais no mês de fevereiro de 2023. A propriedade da família Persch totalizará sete mil animais de terminação e mais dois mil leitões que ficam na chamada creche. Ao todo a família possui seis galpões e mais um alugado.

Humberto Persch enaltece o importante auxílio da Prefeitura. “Com os serviços prestados pelo município deixei de gastar cerca de R$ 30 mil”. O agricultor irá investir em torno de R$ 1,2 milhões.

O prefeito frisa que a Secretaria da Agricultura vem acompanhando as necessidades do setor, pensando no desenvolvimento do agronegócio. “É importante o auxílio para o agricultor, pois, entre outros, também irá reverter em retorno para o município”.

O secretário lembra que o setor primário representa em torno de 40% do retorno para os cofres públicos. Para o próximo ano está previsto um novo empreendimento por parte de um produtor de aves, na localidade de Picada Möhler. Será construído um aviário com cerca de 150 metros de comprimentos.

Por último, o prefeito assinala que o ano de 2022 está terminando bem para a Administração, especialmente pelo fato de estar trabalhando numa boa sintonia com o seu secretariado.

Data de publicação: 23/12/2022

Créditos das Fotos: Marcio Steiner