Nesta quarta-feira, dia 6 de julho, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, José Paulo Mallmann, com o servidor Gerson Kolling, e cerca de 20 produtores cruzeirenses participaram do V Simpósio da Tecnologia e Produção. O evento organizado pela Cooperativa Arla abordou a tecnologia e o manejo adequado para garantir melhores resultados na lavoura.

O evento foi realizado no Clube dos Quinze, em Lajeado, ao longo de todo o dia. Pela manhã foi abordado: O Cooperativismo pode te ajudar a crescer? Com o professor Paulo Learsi Petzhold Correa da Silva, mestre em Administração pela Unisc, vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Centro Leste/RS. Na sequência foi abordado: Manejo do Solo e Mecanização como Ferramentas para Otimização dos Insumos de Produção, com o doutor Michael Mazurana, doutor em Ciência do Solo, professor de Mecanização Agrícola e Física do Solo da Ufrgs, consultor na área de grãos e fruticultura. Encerrando a manhã foi abordado: Identificação, Manejo e Controle das Principais Doenças da Cultura do Trigo, com o doutor Paulo Kuhnem, fitopatologia da Biotrigo.

Na parte da tarde os participantes acompanharam a palestra sobre Seguro Agrícola, com o engenheiro agrônomo Marcelo Giacometti, gerente de clientes Bayer. Na sequência o tema: Cenário mercadológico milho e soja, com o consultor Paulo Molinari, economista pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Agribusiness pela Faculdade de Administração e Economia FAE/PUC, com especialização em análise técnica – CMA.

Conforme os participantes, o evento foi muito importante para novos conhecimentos dentro das áreas abordadas. Já o presidente da cooperativa, Orlando Stein, destaca o compromisso social da Arla em incentivar a produção de alimentos e o cooperativismo.

Data de publicação: 07/07/2022

Créditos das Fotos: Divulgação