Desde o ano de 2017, formou-se um grupo na comunidade de Boa Esperança Baixa em Cruzeiro do Sul, com o objetivo de organizar uma horta comunitária, fazendo parte do Projeto Mais Hortas nas Comunidades. Este Projeto teve o apoio da Secretaria da Saúde, através da Enfermeira Eveline Paim Deon Bohn, idealizadora do Mais Hortas, do Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR, Prefeitura Municipal (Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Cultura e Esportes) e também com o trabalho efetivo da Pastoral da Terra. No ano de 2021, foram retomadas as atividades e foi planejada a construção do relógio do corpo humano com o grupo, o que já era desejo dos participantes integrar as plantas medicinais com a horta.

A ideia foi levada para uma reunião , quando o prefeito João Dullius se colocou à disposição, para junto com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Obras realizar a construção do relógio, disponibilizando também os materiais de alvenaria e os pedreiros da Prefeitura. No inicio do ano foi adquirida uma carga de composto orgânico, através da Pastoral da Terra e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, para ser utilizado na horta e para uso das participantes do grupo em suas propriedades. Inicialmente foram feitos os levantamentos das plantas que as mulheres possuem nas suas propriedades, qual o uso principal e de onde aprenderam esse conhecimento, para então serem levadas para o plantio no horto.

E ainda, através deste projeto integrando com a horta comunitária, objetiva-se preservar e qualificar as atividades desenvolvidas com plantas medicinais fazendo um resgate do conhecimento tradicional da comunidade, onde estas utilizam as plantas medicinais como fitoterápicos e também enriquecem a alimentação no uso diário.

O projeto conta primeiramente com as famílias de agricultoras e agricultores da comunidade que estão sempre abertos a novos integrantes, mas com a parceria da Comunidade São Francisco, Grupo/Projeto Mais Hortas, da Comissão Pastoral da Terra e Escola de Jovens Rurais da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul, da Emater/RS-ASCAR, da Prefeitura Municipal e suas Secretarias e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Horário do corpo

O fundamento do relógio do corpo humano está baseado na medicina tradicional chinesa e a teoria do relógio cósmico, onde se observa a circulação de energia pelos meridianos principais. A energia vital percorre todo o circuito dentro de um ritmo, horário que se inicia das 3 às 5 horas da manhã no meridiano do pulmão, e obedecendo o seguinte percurso: das 5h as 7h/ intestino grosso; das 7h as 9h / estômago; das 9h as 11h / baço-pâncreas; das 11h as 19h / rins; das 19h as 21h/ circulação-sexo; das 21 as 23 h/ triplo aquecedor envolvendo três sistemas do corpo (sistema digestivo/respiratório/excretor) das 23h a 1h/ vesícula biliar; da 1h as 3h/ fígado.

Inauguração

Toda a comunidade Cruzeirense está convidada para participar do Encontro Municipal de Sementes Crioulas e inauguração do “Relógio da Vida” no dia 13 de outubro, a partir das 13h30, na comunidade São Francisco, Boa Esperança Baixa. Venha participar e conhecer a horta comunitária, inaugurar e abençoar o relógio das plantas medicinais recém-construído. Haverá troca de sementes e mudas. Traga sua sacola de pano, caneca e um lanche para compartilhar. Não esqueça da máscara. Mais informações com a Emater pelo fone 99729 3532.

Data de publicação: 06/10/2021