O projeto que prevê a criação de uma rota cicloturística no Vale do Taquari foi a principal pauta da reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8. O encontro aconteceu durante a manhã desta quinta-feira (26), na Prefeitura Municipal de Sério. Segundo o prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente do G-8, o projeto será pioneiro na região.

Inicialmente estava prevista a criação de uma rota que iria integrar seis municípios. No entanto, as lideranças locais trabalham agora com um trajeto dividido em duas etapas e que possa contemplar todas as oito cidades do consórcio. “No antigo projeto discutido, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul ficariam de fora do roteiro, por uma questão geográfica. Só que agora estamos estudando criar duas rotas. Uma que liga esses dois municípios e seria, teoricamente, mais plana, mais leve. E uma outra que inicia em Forquetinha e passa pelas demais cidades do G-8, que seria uma rota um pouco mais extensa e mais pesada, com subidas mais íngremes", explica.

A proposta foi inspirada na Rota Germânica, que inclui 14 municípios da Serra Gaúcha. Conforme o presidente, o roteiro previsto tem aproximadamente 200 km e será sinalizado com placas e guias. “As tratativas já estão bem avançadas. Existe uma empresa de Caxias do Sul que é especializada na área e está interessada em desenvolver o projeto. No entanto, como houve essa alteração do roteiro na reunião de hoje, cada prefeito agora irá analisar esse novo projeto, mas a resposta deve sair nos próximos dias”, projeta Dullius.

A aquisição de duas novas escavadeiras hidráulicas do G-8 também esteve em debate na reunião. De acordo com Dullius, uma delas será comprada com recursos próprios e um projeto também será montado para a aquisição da outra. A idéia é que o maquinário, avaliado em aproximadamente R$ 560 mil, já esteja à disposição dos municípios no mês de janeiro. “As oito cidades que integram o consórcio trabalham muito forte com a agricultura. Então nós vamos estruturar esse projeto em conjunto e no final do ano os oito prefeitos irão até Brasília buscar recursos federais em nome do G-8”, conclui.

Os prefeitos voltam a se reunir no dia 8 de outubro, em Boqueirão do Leão. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.

Data de publicação: 27/08/2021