Os prefeitos voltam a se reunir no dia 16 de dezembro, em Canudos do Vale.

O município de Forquetinha sediou a reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 na manhã desta quinta-feira (4). O encontro aconteceu no auditório do salão de pedras do Parque Christoph Bauer. Entre os principais pontos abordados, esteve a realização de jogos escolares entre os municípios e uma viagem para Brasília. Durante a reunião, os representantes municipais abriram espaço para uma fala do economista, professor e historiador Vergílio Goerck. Com uma longa trajetória dentro da área da saúde, Goerck apresentou sua ideia para a construção de um hospital de pronto atendimento regional, que ficaria localizado às margens da BR-386.

Na sequência, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, falou sobre a importância do crescimento do turismo na região e a proposta de cicloturismo que estará na cédula de votação da Consulta Popular. O encontro contou ainda com a presença dos responsáveis pela pasta da saúde em cada uma das oito cidades, que discutiram sobre o andamento das cirurgias eletivas nos hospitais da região.

Entre os prefeitos, foi debatido sobre a cobrança da coleta de lixo nas áreas rurais dos municípios. O prefeito de Sério vice-presidente do G-8, Moisés Freitas, também apresentou uma proposta para a realização de jogos e atividades esportivas entre os alunos dos municípios representados pelo Consórcio. Segundo Freitas, a competição escolar já havia sido realizada em uma outra oportunidade, nas proximidades do ano de 2003. A ideia é reunir estudantes do 1º ao 9º ano para a prática de diferentes modalidades esportivas. O tema deve voltar à pauta da próxima reunião e a competição pode ser realizada já no primeiro semestre de 2022.

As lideranças municipais também trataram sobre uma viagem a ser realizada para Brasília no início do mês de dezembro com o intuito de buscar recursos para algumas demandas do G-8. Por fim, esteve em pauta o curso sobre a nova Lei de Licitações, que será realizado na Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul. A capacitação acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e 2 e 3 dezembro.

Os prefeitos voltam a se reunir no dia 16 de dezembro, em Canudos do Vale. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.

Data de publicação: 05/11/2021

Créditos das Fotos: Artur Dullius