12 estudantes receberão curso para o conserto de bicicletas

Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, realizou no gabinete do Poder Executivo, uma reunião para tratar sobre o projeto Bike Solidária.

Entre os presentes no encontro estava o empresário lajeadense, Francisco Weimer, o Kiko, que apresentou o projeto já desenvolvido em Lajeado, através da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro).

O Bike Solidária tem apoio do Ministério Público (MP) de Lajeado, através dos promotores Sérgio Diefenbach e Ana Emília Vilanova. Em Cruzeiro também conta com o apoio da Polícia Civil local, que tem à frente o delegado Dinarte Mashall Júnior.

A proposta também tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Metalúrgica Assmann, de Imigrante, a qual fornece parte do material para o conserto das bicicletas e da empresa C2B transportes, que transporta as bikes para o reparo.

Para dar andamento ao projeto, duas Escolas de Cruzeiro do Sul: a Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn e Estadual de Ensino Médio João de Deus, irão selecionar seis alunos cada. Os 12 estudantes irão fazer o curso de 80 horas, que se estenderá por cerca de dois meses, no Senai, em Lajeado. Além de aprender o conserto de bicicletas, os estudantes terão aula de cidadania e comportamento social, de equipe e liderança positiva. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, das 8h ao meio-dia, com início previsto para 2 de junho.

Antes do início do curso, o Senai também irá apresentar o projeto para as famílias dos alunos selecionados, nas escolas. As direções das escolas também irão participar de uma reunião com a promotoria para saber mais sobre o assunto.

Os alunos serão transportados pela Prefeitura até Lajeado. Eles serão recolhidos e entregues nas Escolas, receberão lanche que a prefeitura irá providenciar, através dos educandários. Ao meio-dia também receberão almoço para que na parte da tarde possam seguir com os estudos, em Cruzeiro.

Ao final do curso, os 12 alunos receberão certificado de conclusão em mecânica de bicicletas. Durante a qualificação, os participantes irão consertar o maior número possível de bikes. Estas serão entregues às suas escolas que vão decidir o destino das mesmas

Data de publicação: 22/04/2022

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz