Entre outros danos, diversos deles irreparáveis, a catástrofe ambiental que atingiu o município de Cruzeiro do Sul no mês de maio deste ano derrubou três pontes sobre o Arroio Sampaio.
Duas destas estruturas estão no limite com Mato Leitão e uma toda dentro do território cruzeirense, entre as localidades de 25 de Julho e Linha Nova.
Conforme a engenharia civil do município, Carolina Fachinetto, logo após o evento climatológico foram encaminhados os planos de trabalho para a reconstrução das três estruturas. Os pedidos foram remetidos à Defesa Civil Nacional, sendo aprovada a liberação de recursos.
Depois dessa etapa, o município está na fase de elaboração de sondagens necessárias e posteriormente dos projetos estruturais de trabalho detalhados. Essa documentação, quando pronta, passará por nova avaliação da Defesa Civil, para, se necessário, uma complementação.
Assim que o município tiver o parecer favorável dessa nova avaliação poderá então proceder com a contratação de uma empresa para a execução das obras. Ainda não há um prazo para que as estruturas estejam prontas.
Data de publicação: 30/08/2024