A reunião contou com a presença de diversos produtores, além do prefeito João Dullius, do vice João Celso Fuhr, secretário da Agricultura José Paulo Mallmann e secretário de Administração Volmir Dullius.

A Emater regional promoveu hoje (27) pela manhã, uma reunião na sede da Câmara de Vereadores, para explicar sobre a implantação do Sisbi e Susaf para as pessoas que tem interesse em comercializar produtos de origem animal e vegetal para fora do município. A reunião contou com a presença de diversos produtores, além do prefeito João Dullius, do vice João Celso Fuhr, secretário da Agricultura José Paulo Mallmann e secretário de Administração Volmir Dullius, que garantiram apoio aos produtores interessados em aderir aos sistemas.

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

A implantação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), regulamentado pelo Decreto Estadual n° 55.324 de 22 de junho de 2020, permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessário comprovar que o mesmo esteja regulamentado, estruturado e ativo nos termos do Decreto Estadual 55.324/20 e a Instrução Normativa n° 24/2020. Mais informações podem ser obtidas junto ao escritório Municipal da Emater ou pelo fone/whats 99729 3532.

Data de publicação: 27/12/2022

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz