Profissionais pedem mais comprometimento

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul está preocupada com as constantes faltas dos pacientes aos agendamentos de consultas nas Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município.

Conforme a secretária, Patrícia Haenssgen, com base nos levantamentos recentes, no mês de setembro foram 89 faltas a consultas médicas; 39 com ginecologista; 7 com urologista; 25 com pediatra; 3 com fonoaudióloga e 16 faltas para a realização de exames de pré-câncer, totalizando 179 ausências somente na UBS do Centro.

Na UBS do Bairro Passo de Estrela, foram quatro faltas nas consultas com a pediatra; nove faltas nos atendimentos ginecológicos; 30 faltantes para consultas com as dentistas; e 39 pessoas que não vieram para as suas consultas com o médico clínico geral, somando 82 faltas.

Lembrando ainda que o atendimento odontológico foi retomado no início de abril deste ano na referida UBS, após um tempo parado por questões de saúde do profissional. “Além disso, as pessoas estavam pedindo muito por um dentista neste Posto do Passo. Outro exemplo é o atendimento com ginecologista. Estava um tempo sem e tivemos dificuldades para conseguir um profissional, que começou a atender em março”, frisa a secretária.

No ESF, 10 pessoas faltaram a consultas médicas, 3 não compareceram a realização de exames agendados e 3 não compareceram a consultas com nutricionista, somando 16 ausências.

Patrícia assinala que esse número de faltas é muito expressivo e preocupa, pois a pessoa que falta está tirando o lugar de algum outro munícipe que esteja necessitando.

A Secretaria entende que oportunamente o paciente não consegue comparecer, contudo, pede para que as pessoas tenham mais comprometimento com o agendamento e, quando possível, informem a sua ausência, para que possa ser dada oportunidade para outra pessoa.

 Atendendo a pedidos, dentista retornou para o Passo de Estrela, mas foram registradas 30 faltas com este profissional

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 20/10/2022

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!