Atividades alusivas estão sendo desenvolvidas desde maio deste ano.

No dia 03 de setembro a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 25 de Julho, da localidade de 25 de Julho, em Cruzeiro do Sul, comemorou 50 anos de história.

Conforme a direção do educandário, foi um dia de integração entre as famílias, professores e funcionários. Em estilo piquenique, os pais prepararam seu almoço, trouxeram churrasqueiras e demais utensílios necessários. As crianças tiveram a oportunidade de divertir-se com brinquedos infláveis.

O momento também serviu para realizar o sorteio de uma ação entre amigos. Esta rendeu um lucro de R$ 8.540 e será revertido em prol dos alunos. Lembrando que os prêmios sorteados foram arrecadados pelas famílias.

Na ocasião também foram apresentados às famílias os alunos classificados para a segunda fase da I OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). São eles: Larissa Manuela Scheibler Heuser e Joaquim Augusto Schneider, do 3º ano; Daniel Henrique Müller, do 4º ano; Marcele Welter e Vinícius Luan Dessoy, do 5º ano.

A direção destaca que são realizadas ações mensais, desde maio, para comemorar o aniversário da escola. Em maio ocorreu a campanha do agasalho, quando as famílias que compõem a própria comunidade escolar foram beneficiadas. Já em junho foi realizada a campanha da doação de alimentos não perecíveis, os quais foram doados para a geriatria Bom Samaritano, localizada no Bairro Cascata, em Cruzeiro do Sul. No mês de julho a campanha foi de doação de ração animal (gatos e cães) a qual foi entregue para o munícipe Vanderlei Franck, que mora na Rua José Theobaldo Schneider e possui um lar temporário para animais abandonados. No mês seguinte, agosto, ocorreu a campanha de doação de sangue. Para finalizar, em setembro iniciou-se a campanha de produtos de higiene.

Atualmente a escola possui 86 alunos matriculados. Desses, 38 permanecem na escola em tempo integral. A equipe que atua no educandário é formada por dez professores, uma psicopedagoga e duas atendentes de serviços gerais. O Conselho de Pais e Mestres (COM) e o Conselho Escolar são atuantes, priorizando a valorização da educação.

Durante as comemorações também foram homenageadas todas as famílias que se envolveram de alguma forma na fundação da escola.

Fundo filantrópico

Nos últimos cinco anos, anualmente a escola também desenvolve um projeto concorrendo ao fundo filantrópico do Sicredi, sendo sempre contemplado. Para 2022 o objetivo é adquirir mais tablets para uso dos alunos em sala de aula.

Os professores da escola também estão participando do “Programa a União Faz a Vida” (PUFV), ministrado pelas professoras Janice Schmitt e Elisabete Pens Beuren, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação Cultura Esporte (Smece) e Sicredi.

O educandário também dá andamento ao projeto lançado pela Smece, “Semeando palavras do bem”, o qual é desenvolvido buscando um convívio mais tranquilo entre todos.

Data de publicação: 08/09/2022

Créditos das Fotos: Divulgação