Os oitos prefeitos que integram o CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 assinaram um ofício solicitando melhorias junto às ERS 421 e 422. O ato aconteceu durante a manhã da quinta-feira (25), em reunião realizada na Prefeitura Municipal de Boqueirão do Leão. O documento será encaminhado agora para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS).

O texto pede por melhorias em ambas as rodovias que fazem a ligação entre os municípios de Forquetinha e Boqueirão do Leão, passando também pelas cidades de Sério e Canudos do Vale. Segundo o prefeito de Sério e vice-presidente do G-8, Moisés de Freitas, parte do trecho foi recentemente asfaltado e já apresenta buracos na pista. Além disso, ele destacou ainda que a capoeira já está invadindo a faixa de rolamento, dificultando a visibilidade.

Durante o encontro os representantes municipais também trataram sobre o lançamento do projeto de cicloturismo. Uma nova proposta foi apresentada aos gestores nesta quinta-feira. Ela prevê a realização de um evento que aconteça durante dois dias e passe pelas seis cidades que integram o trajeto. A previsão é que a inauguração ocorra já no mês de outubro de 2022.

O novo marco regulatório do saneamento, o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Integrado de Resíduos Sólidos também estiveram em pauta. O assunto foi tratado pela Simone Schneider, assessora ambiental de Marques de Souza e Forquetinha, com os representantes do setor de meio ambiente de cada município.

Por fim, os prefeitos também esclareceram dúvidas sobre a queda de arrecadação do ICMS e discutiram sobre o processo de implantação da central de triagem. As autoridades pretendem buscar um espaço para tratar do assunto junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

A próxima reunião está marcada para o dia 6 de outubro, em Forquetinha. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Data de publicação: 29/08/2022

Créditos das Fotos: Artur Dullius