A Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), promoveu nesta segunda-feira, dia 16 de maio, uma caminhada em defesa do alimento orgânico e combate aos efeitos do uso dos agrotóxicos. O grupo, formado por diversas entidades regionais ligadas ao meio rural e adeptas aos alimentos sem uso de agrotóxicos, partiram da frente da prefeitura de Lajeado e encerraram o percurso na Feira de Produtores Agroecológicos.

Cruzeiro do Sul também esteve representado na caminhada, com integrantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Emater-RS/Ascar e outros órgãos. No final da caminhada os cruzeirenses se encontraram com a produtora de orgânicos, Márcia Burghardt, que expõem seus produtos na feira, em Lajeado (foto).

De acordo com o secretário da Agricultura, José Paulo Mallmann, o objetivo é conscientizar as pessoas no que se refere à produção com menos produtos químicos. Além disso, para gerar mais impacto, foi escolhido o perímetro urbano para a divulgação. “O principal aspecto é a importância da qualidade do produto que consumimos”, frisa.

Encontro sobre plantas bioativas

Na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, a comunidade é convidada a participar de mais um encontro que vai tratar de plantas bioativas. Será das 9h às 16h na Comunidade São Francisco, na localidade de Boa Esperança Baixa.

O palestrante será o padre Paulo Wendling. A promoção é da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Emater, com apoio do Grupo Mais Hortas; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Centro de Apoio e Promoção de Agroecologia (Capa); Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento; e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Ao meio-dia será organizado almoço no estilo café colonial. Cada pessoa é convidada a trazer seu lanche para partilhar e sua caneca/copo. É solicitada a colaboração de R$ 10 para as despesas do evento.

Data de publicação: 20/05/2022

Créditos das Fotos: Divulgação