As atividades foram realizadas entre os meses de abril e maio.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul reuniu, entre os meses de abril e maio, seus professores de pré A ao 5º ano para organização do plano de trabalho das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Conforme a coordenadora pedagógica, Carine Dullius, os encontros foram realizados por turmas, sempre no turno da tarde, na sede da Smece, que fica na Casa do Morro. O público foi de aproximadamente 40 profissionais, que atendem 12 educandários.

“Esses encontros têm o objetivo de promover a troca de experiências, jogos, brincadeiras, atividades, músicas e estratégias, já que os professores se encontram por turmas e juntos constroem seu Plano de Trabalho para o presente ano, são momentos extremamente ricos e proveitosos", destaca a coordenadora.

Entre os assuntos abordados

- Dinâmicas, jogos, experimentos, vivências... são essenciais para a introdução de conteúdos novos, em qualquer faixa etária;

- Trabalhar a gramática de forma contextualizada- centralidade do texto;

- Abordar gêneros textuais diversificados;

- Momento de leitura;

- Pesquisa;

- Formas de composição dos textos;

- Ortografia;

- Desenvolver a oralidade e o senso crítico;

- Desenvolver o raciocínio lógico;

- Abordar situações problemas;

- Usar a tecnologia como aliada- animações, vídeos, histórias, jogos;

- Escrita compartilhada, consciência fonológica;

- Utilizar material concreto;

- Usar a tecnologia como aliada - animações, vídeos, histórias, jogos;

- Grupo de Whatsapp e drive do município.

Data de publicação: 17/05/2022

Créditos das Fotos: Divulgação