Secretaria vai implantar Práticas Integrais e Complementares em Saúde .

Na última semana, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul recebeu a visita dos assessores do deputado federal Giovani Cherini (PL). O parlamentar garantiu uma verba de R$ 150 mil para a Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento. 

Os assessores foram recebidos pela secretária da Saúde Patrícia Haenssgen, secretário do Planejamento Leandro Johner, e o presidente da Câmara de Vereadores Demétrios Lorenzini. 

Conforme a secretária o valor será utilizado para implementar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde. “São técnicas de cuidados de apoio à saúde que atuam no campo da prevenção, manutenção e recuperação da saúde, baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo”, explica.

 Patrícia também destaca que hoje são 29 Pics reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, não sendo necessário implantar todas. Em Cruzeiro do Sul o processo está em fase de estudos que irá definir quais serão implantadas num primeiro momento, de acordo com o perfil e necessidades identificadas. 

“O valor que recebemos será para iniciar as Pics e passar a contemplar a comunidade com esse atendimento”, finaliza a secretária

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 05/05/2022

Créditos das Fotos: Carine Ely

Compartilhe!