A Secretaria pretende aplicar as doses de reforço nas pessoas com 60 anos ou mais, que fizeram a segunda dose há mais de cinco meses, e a segunda para aqueles que receberam a primeira (Pfizer) há mais de 21 dias.

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento está intensificando a vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de não perder, por conta do prazo de validade, as doses encaminhadas pelo Estado.

A Secretaria pretende aplicar as doses de reforço nas pessoas com 60 anos ou mais, que fizeram a segunda dose há mais de cinco meses, e a segunda para aqueles que receberam a primeira (Pfizer) há mais de 21 dias.

No período que iniciou nesta quinta-feira, dia 11, até o quinta-feira da próxima semana, dia 18, o Município estará unindo esforços para vacinar o maior número de pessoas, a fim de garantir o uso das doses dentro do prazo de validade. Conforme dados da Secretaria, cerca de 1.500 pessoas que já poderiam ter recebido o reforço, entre segunda e terceira doses.

Diante disto, as três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - as duas do Centro e a do Passo de Estrela - estarão recebendo as pessoas para aplicação de vacinas neste período, dentro dos seus horários de atendimento.

UBS do Centro atendendo até mais tarde

A Secretaria informa que o Unidade Básica de Saúde da Rua Santa Catarina, ao lado do Hospital São Gabriel Arcanjo, estará com horário estendido para vacinação nesta semana, dias 16, 17 e 18. O Posto ficará aberto até às 19h. Contudo, os profissionais chamam atenção para o período das 17h às 19h, que será exclusivamente para aplicação das doses contra o coronavírus.

Conforme a secretária, Patrícia Haenssgen, o horário estendido foi pensando para as pessoas que não conseguem se deslocar até o Posto no horário comercial.

Desde o inicio da vacinação até esta terça (16) foram aplicadas 9.497 vacinas na primeira dose e 7.635 na segunda dose. Dose única foram 333 pessoas e 839 doses de reforço.

Mais uma morte por Covid

A Secretaria Municipal de Saúde registrou no final de semana mais uma morte por Covid. Trata-se de um senhor de 76 anos que tinha recebido as duas doses da vacina, mas era diabético e tinha uma doença neurológica crônica. Atualmente o município tem 1.415 casos confirmados de Covid, sendo que 1.371 são considerados curados. Dois casos permanecem ativos e duas pessoas estão hospitalizadas, sendo uma na UTI. Desde o início da pandemia, foram registrados 41 óbitos pela doença. Por isso, as pessoas devem continuar seguindo as orientações quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do virus, como o uso de máscara; álcool gel e respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações.

Data de publicação: 16/11/2021

Créditos das Fotos: Divulgação