/

Na última semana de setembro foi concluída a obra de instalação da nova ponte sobre o Arroio Grande, na localidade de Jaó, que divide os municípios de Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Lembrando que a antiga ponte de madeira quebrou quando um caminhão carregado com esterco, com possível excesso de peso, passava pela estrutura, no dia 19 de março deste ano. Desde então o local está impossibilitado de receber tráfego.

Tendo em vista estar no limite entre os municípios e ser de suma importância para ambas comunidades, as Administrações Municipais chegaram ao consenso de dividir os custos para a construção de uma nova estrutura, de concreto. Após os trâmites necessários, o processo licitatório foi realizado no mês de agosto, tendo como vencedora a empresa Moamar Engenharia, de Lajeado. O investimento total na obra foi de R$ 88.650, ficando 50% do valor para cada prefeitura.

A nova ponte terá capacidade para receber veículos com até 36 toneladas. Na tarde desta quarta-feira (20) o prefeito em exercício João Celso Führ, o Monga, acompanhou a conclusão do serviço de preenchimento e compactação das cabeceiras, permitindo a liberação do trânsito. A inauguração oficial da ponte deve ser realizada semana que vem, em função de questões burocráticas por parte de Venâncio Aires.

Em comum acordo foi decidida pela não instalação de proteções laterais na ponte, tendo em vista a necessidade da passagem de máquinas agrícolas com seus implementos, que são mais largos que a estrutura. No local, serão instaladas placas com informações a respeito da capacidade da estrutura, velocidade e restrições. As máquinas da prefeitura também fizeram os reparos necessários na estrada que segue até a ponte, sob orientação do secretário João Puhl.

Data de publicação: 21/10/2021

Créditos das Fotos: Marcio Steiner