/

A Secretaria da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, por meio do seu departamento de vigilância ambiental, alerta a população para a prevenção quanto ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chukungunya.

Com o inicio do calor e consequente surgimento de mosquitos, a Administração Municipal disponibilizou dois profissionais para a realização de visitas domiciliares com o objetivo de identificar possíveis focos de criação de mosquitos e orientação dos moradores. Porém, os mesmos estão encontrando dificuldade em acessar os pátios.

Segundo o departamento há a necessidade de uma sensibilidade e conscientização maior da população, caso contrário, em pouco tempo poderá ocorrer um surto, sendo necessária a aplicação de veneno, o que também pode se tornar prejudicial para os seres humanos. No início deste ano já foram confirmados casos de dengue no município, o que gera uma preocupação ainda maior com relação a prevenção.

A Secretaria da Saúde e Saneamento reforça a importância das pessoas cuidarem dos seus pátios e terrenos baldios, evitando que ocorra a incidência de água parada, que é a única maneira para que ocorre a proliferação do inseto. Uma tampinha de garrafa com água acumulada é suficiente para que o mosquito coloque seus ovos e os mesmos eclodam. Segundo os profissionais assim que o ovo do mosquito entra em contato com a água, em cerca de dez minutos ele eclode e em sete dias se torna um mosquito adulto, que no oitavo dia já estará pondo ovos. Cada fêmea coloca em torno de 1,5 mil ovos. O mosquito vive entre 30 e 35 dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 15/10/2021

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!