Três principais temas estiveram em discussão na reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8. O encontro com os prefeitos dos oito municípios aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Boqueirão do Leão.

Três principais temas estiveram em discussão durante a manhã desta quinta-feira (7), na reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8. O encontro com os prefeitos dos oito municípios aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Boqueirão do Leão.

Inicialmente, os professores Gerson Bonfadini e Newton Moraes participaram da reunião para falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), alertando sobre os ataques cibernéticos e o vazamento de informações. O tema foi discutido juntamente com assessores jurídicos das prefeituras.

Na sequência, os prefeitos municipais debateram sobre a nova Lei de Licitações. Em razão das mudanças previstas para o próximo ano, foi proposto a realização de um curso com o palestrante Paulo Teixeira, professor da pasta de Licitações e Contratos Administrativos na Escola de Gestão Pública da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande Do Sul (FAMURS). A capacitação será direcionada para assessores jurídicos, contábeis e demais funcionários públicos envolvidos nos processos de licitação em cada cidade.

O curso com aproximadamente 40 horas de duração será dividido em dois momentos e deve acontecer no final do mês de novembro. O prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente do G-8, João Dullius, sugeriu que ele aconteça nas dependências da Casa do Morro, marcando a primeira atividade do consórcio no local após a reinauguração.

“Essa nova lei nos preocupa como gestores. Então, chegamos à conclusão que o consórcio precisa ter um amparo e o curso vem justamente para nos trazer este conhecimento em relação ao novo modelo de gestão que está se propondo. Os prefeitos foram unânimes e entenderam a responsabilidade que terão a partir já do próximo ano”, pontua Dullius.

Durante a reunião, os representantes ainda trataram sobre a escavadeira hidráulica pertencente ao consórcio. Além de encaminharem a compra de uma nova máquina, também foi levantada a possibilidade do G-8 permanecer com a escavadeira atual e definido o novo roteiro de utilização.

“É imprescindível a compra de uma nova máquina. Ouvimos várias opiniões e entendemos que essa aquisição será feita de qualquer forma. Mas, diante da necessidade que os municípios têm na utilização deste maquinário, foi sugerido a possibilidade de ficarmos com a escavadeira atual, para termos mais opções de uso. No passado, um dos grandes acertos do G-8 foi a compra desta máquina. Então porque não estarmos com duas à disposição agora”, questiona o presidente.

Os prefeitos voltam a se reunir no dia 4 de novembro, em Forquetinha. Na ocasião, serão convidados integrantes das equipes de saúde de cada município para debaterem sobre o encaminhamento de cirurgias eletivas.

O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.

Data de publicação: 07/10/2021

Créditos das Fotos: Artur Dullius