Desrespeitar o tempo e medida pode acarretar em infração grave, com multa e remoção.

Na próxima semana deve entrar em vigor uma alteração no trânsito de Cruzeiro do Sul. Seguindo determinação da legislação nacional, o Departamento Municipal de Trânsito irá aplicar novas regras para as vagas pintadas em azul e sinalizadas para o tempo máximo de 15 minutos. Durante o período que permanecerem no espaço os proprietários dos veículos deverão manter o pisca-alerta acionado.

Conforme o coordenador do Departamento, Laurísio Mallmann, o objetivo com a medida é promover rotatividade, uma vez que muitos usuários não estão respeitando o tempo determinado. Além da pintura já existente no chão, serão instaladas dez placas para orientação dos motoristas nas 13 vagas disponíveis.

A medida está amparada no inciso XVII do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual diz que: em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa - estacionamento regulamentado), a infração é grave - cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa - R$ 195,23 e remoção do veículo. 

O Departamento de Trânsito também orienta para as vagas de idoso e deficiente físico, que para estacionar nessas vagas existe a necessidade da credencial que deve estar sobre o painel do veículo, em local visível. A falta desta credencial acarreta em multa gravíssima com perda de sete pontos, multa e recolhimento do veículo para o depósito Detran. Idosos e deficientes que ainda não têm a carteirinha podem se dirigir até o Departamento, que fica no andar térreo da Prefeitura, onde funcionava a antiga biblioteca. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 07/10/2021

Créditos das Fotos: Marcio Steiner

Compartilhe!