Durante a Semana Farroupilha diversos trabalhos alusivos a história do Rio Grande do Sul foram desenvolvidos pelos educandários de Cruzeiro do Sul.

Durante a Semana Farroupilha diversos trabalhos alusivos a história do Rio Grande do Sul foram desenvolvidos pelos educandários de Cruzeiro do Sul. Entre as atividades esteve a confecção de um bolo com a cores da bandeira do Rio Grande do Sul, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Antônio Domingos Cíceri Filho, do Bairro Vila Zwirtes, coordenado pela professora Roselene Maria Marmitt, a Nina, e a merendeira Rose de Azambuja da Silva.

Conforme a professora, num primeiro momento foram repassadas as quantidades para a elaboração da receita e, literalmente, colocada a mão na massa. Entre os passos posteriores esteve o enfeite da massa com o vermelho, amarelo e verde da bandeira. "Enquanto ocorria a mistura foi repassado o conhecimento quanto a simbologia das cores, o que cada uma representa e a importância dos gaúchos que nos antecederam, que, graças a eles e ao seu sacrifício, tendo muitos deles pago com a própria vida, o povo teve depois disso um lugar melhor para se viver", explica a professora.

Ainda, foi frisada a questão da exploração, usando como exemplo a história dos gaúchos que produziam o charque e dos imperiais que queriam cobrar altos impostos. "Assim, refletimos a importância de se trabalhar pelo que é certo e não visando a exploração".

Ao final, os alunos puderam copiar a receita para fazer com a família, caso desejem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 23/09/2021

Compartilhe!