Encontro ocorreu na Prefeitura.

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de setembro, foi realizado mais um encontro do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), eleito no dia 31 de agosto deste ano. Os trabalhos foram coordenados pela presidente, Aline Moreno. O principal assunto discutido foi a delimitação dos principais pontos turísticos do Município de Cruzeiro do Sul para a elaboração do Plano Municipal do Turismo. Foram listados alguns pontos turísticos considerados essenciais como: Barragem Eclusa; Casa do Morro; Camping Cascalheira; Lagoa Crispin; Toca dos Corvos; e o Pontilhão da Lagoa. Também, alguns restaurantes como pontos de referência em gastronomia.

A presidente ainda colocou a disponibilidade, por parte da Associação dos Municípios de Turismo da região dos Vales (Amturvales),  engenheiros e arquitetos para a elaboração de projetos de paisagismo e revitalização. Dentro disto, veio a tona a necessidade da elaboração de caminhos guiados, que já são realidade em outras cidades, encerrando com uma feira do produtor composta por agroindústrias devidamente legalizadas e que gostariam de fazer parte.

Foi enaltecido por parte da secretária da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, a Nega, a necessidade de explorar o potencial da Barragem Eclusa do lado de Cruzeiro do Sul, que, entre os atrativos, além da bela vista, possui a escadaria do peixe, pouco conhecida pelas pessoas. O desenvolvimento da rota do cicloturismo, entre Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, também esteve em pauta. Na ocasião foi apresentado o pré-projeto, o qual ainda poderá passar por alterações e deverá ser lançado até o final de 2021.

O próximo passo será a elaboração do esboço do Plano Municipal para que ocorra nova discussão, finalização e aprovação do mesmo. Posteriormente, em forma de Projeto de Lei, o documento será encaminhado para apreciação e aprovação do Poder Legislativo Municipal.

Data de publicação: 23/09/2021

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz