Profissionais da Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciaram na última semana a construção de um Relógio do Corpo Humano, na localidade de Boa Esperança Baixa. A estrutura está sendo montada junto à comunidade São Francisco.

Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, o projeto envolve a sua Secretaria, Pastoral da Terra, Emater/RS-Ascar, Comunidade São Francisco e um grupo de mulheres que irá realizar o plantio das ervas. “O objetivo é envolver também os profissionais da Saúde e Educação (Escolas), entre outros, para que a comunidade se envolva neste projeto que tem por objetivo o tratamento por meio da fitoterapia, ou seja, com plantas medicinais”, assinala o secretário.

Num círculo de 8 metros de diâmetros serão 12 repartições com as seguintes plantas: Alcachofra; Pulmonária; Linhaça; Manjericão; Pariparoba; Alecrim; Mil em Rama; Cavalinha; Carqueja; Arnica; Sálvia; e Bardana.

Conforme um encarte explicativo fornecido pela Emater, a fitoterapia é uma ciência da prática cotidiana. Na forma de remédios caseiros, como chás, xaropes, compressas, tinturas, e outros, são elaborados com base no uso e conhecimentos tradicionais sobre as propriedades benéficas de plantas medicinais. Estes conhecimentos passados de geração em geração são importantes e hoje são resgatados através de estudos etnobotânicos e etnofarmacêuticos, isto é, o conhecimento de cada povo e de cada cultura sobre as plantas e as suas aplicações úteis no seu dia a dia. Tanto um remédio quanto um medicamento têm sua atividade dependente da qualidade da matéria-prima produzida, por isso, toda a planta medicinal deve ser cultivada de forma orgânica (limpa e sadia). A vida das plantas medicinais deve ser protegida e preservada, portanto, é importante que sejam cultivadas, por exemplo, nos hortos e hortas domésticas.

Data de publicação: 06/09/2021

Créditos das Fotos: Márcio Steiner