A Secretaria da Saúde alerta a comunidade quanto ao atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas duas últimas semanas do ano.

A Secretaria da Saúde alerta a comunidade quanto ao atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas duas últimas semanas do ano. A secretária Rosecler Mallmann informa que no dia 24 de dezembro, véspera de feriado, o atendimento na UBS e no ESF será das 7h às 11h30, ou seja, a tarde não haverá expediente. Já no dia 31 de dezembro, o expediente será apenas interno. “Nestes momentos, assim como nos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, em casos de urgência ou emergência, a comunidade poderá procurar atendimento no Hospital São Gabriel Arcanjo. Mas apenas em casos de extrema necessidade. Nos demais dias o atendimento será normal nos postos”, destaca a titular da pasta. Rosecler lembra ainda que nos dias 26 e 27 de dezembro não haverá atendimento por parte da pediatra Síntia Gerhardt.

Foto Marcio Steiner

foto – Rose

legenda – Secretária destaca atendimento no Hospital só em casos de extrema necessidade

ESF1 faz balanço do ano

Cruzeiro do Sul – A Equipe de Saúde da Família (ESF1) realiza mensalmente nas comunidades que abrangem sua área de atendimento o Grupo de Educação em Saúde, o mesmo tem o intuito de proporcionar informação sobre a prevenção e promoção a saúde tanto no individual quanto no coletivo. O mesmo ocorre sempre nas quartas e quintas-feiras pela manhã sempre com a presença do médico, enfermeira e agentes comunitários de saúde. Durante o seu desenvolvimento ocorre a apresentação do tema desenvolvido no mês, verificação de pressão arterial e de glicose (apenas para pacientes diabéticos) e quando necessário o médico efetua a troca de receita de medicamentos. Os encontros ocorrem conforme segue a tabela.

1ª quarta-feira grupo Linha Bom Fim

2ª quarta-feira grupo Linha São Miguel

3ª quarta-feira grupo Linha 22 de Novembro

4ª quarta-feira grupo Linha Sítio

1ª quinta-feira grupo Linha Maravalha

2ª quinta-feira grupo Linha Boa Esperança/ SEBE

Conforme a enfermeira responsável Lais Cassuli, durante o ano foram trabalhados vários temas importantes, “além disso contamos com a participação de diferentes profissionais do município que trouxeram temas atuais e importantes para a população. Além de informativo e educativo o grupo também serve para reunir a população local para um momento de descontração, em vários momentos tivemos a presença de moradores locais que tocam algum instrumento musical e que fizeram uso do mesmo para alegrar estes momentos”, conta a enfermeira. Os grupos durante 2013 iniciaram no mês de abril. Segue a relação dos temas abordados e dos profissionais que os trouxeram:

Abril/2013Médico Rafael, Enfª LaisTema: A importância da vacina contra a Influenza.
Maio/2013Médico Rafael, Enfª Lais, Nutricionista Catana AzevedoTema: Dez passos para uma alimentação saudável.
Junho/2013Médico Rafael, Enfª LaisTema: Cuidados para evitar quedas na terceira idade.
Julho/2013Médico Rafael, Enfª Lais, Psicologo Fabricio de SaibroTema: Qualidade de vida relacionada a saúde.
Agosto/2013Médico Rafael, Enfª Lais, Dentista Maira LoureiroTema: Como limpar a prótese dentaria e mau hálito.
Setembro/2013Médico Rafael, Enfª LaisTema: Prevenção de câncer de mama e de colo de útero
Outubro/2013Médico Rafael, Enfª Lais, Fisioterapeuta Elizabeth CentenaTema: Ginastica laboral e exercício físico.
Novembro/2013Médico Rafael, Enfª Lais, Nutricionista Joice J. Bordignon, participação do músico Jaime Fonseca.Tema: Higiene, armazenamento e conservação dos alimentos.

No ano de2013 participaram nos grupos 1.166 pessoas. Os encontros retornam normalmente em março de 2014. A Equipe do ESF1 deseja um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos, e agradece a participação da pessoas nos grupos e atividades realizadas neste ano.

Fotos Divulgação

Data de publicação: 24/12/2013

Compartilhe!