O município fez a adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e neste momento a fase é de estruturação.

O município fez a adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e neste momento a fase é de estruturação. Criado em 2003, o Programa é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. O PAA é executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No dia 29 de outubro, o grupo gestor em Cruzeiro esteve reunido, onde foi discutido e elaborada uma lista de famílias que podem se esquadrar como fornecedoras dos alimentos. A preferência é por famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, que não estão no mercado e que têm a mulher como responsável pela geração de renda da família. Num primeiro momento foram selecionadas 56.

O próximo passo é o processo de visita as famílias para verificar a aceitação e então a estruturação do Programa na propriedade. Uma vez estruturado, essas famílias irão fornecer os hortigranjeiros, adquiridas por meio da Secretaria da Habitação e Assistência Social, que posteriormente serão distribuídos para famílias e entidades assistidas pelo município. Conforme a secretária da Habitação e Assistência Social, Virlene Bussmann, o número de beneficiários irá depender do número de produtores cadastrados. O valor do alimento adquirido será pego governo federal diretamente para o produtor.

Data de publicação: 07/11/2013

Compartilhe!