Desde o mês de agosto os alunos do turno integral, do projeto Saber Viver, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, estão recebendo, semanalmente, a visita e os conhecimentos da engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar em Cruzeiro, Carmem Fransozi. A parceria, conforme Carmem, visa o estimulo do cultivo e principalmente o consumo de alimentos saudáveis por parte das crianças e suas famílias. A engenheira agrônoma desenvolve uma espécie de oficina, que ocorre todas as sextas-feiras, no educandário, no bairro Cascata. Carmem salienta que todo o processo de cultivo é realizado no local, desde o cultivo das mudas. Atualmente a horta do projeto possui couve-flor, cenoura, alface, beterraba, temperos e plantas medicinais. Além disso, também é realizado o cultivo do jardim nos arredores do educandário. “Em parceria com a professora de artes foram desenvolvidos vasos com material reciclável e plantadas flores”, frisa. Quanto a horta, o projeto possui a parceria do vizinho Astor Zart, mais conhecido como Néne, o qual presta o serviço de preparo dos canteiros. “Todos as hortaliças são produzidas sem o uso de agrotóxicos. Apenas é utilizado adubo natural”, destaca Carmem. A engenheira ressalta que o trabalho está sendo extremamente satisfatório, tendo em vista que todas as crianças abraçaram a causa e já ficam esperando pelo momento de trabalhar na horta e jardim. “O projeto está dando tão certo que vamos seguir com o mesmo em 2014”, garante Carmem. A ideia de continuidade é reforçada pela secretária da Habitação e Assistência Social, Virlene Bussmann, que também agradece pela parceria e preocupação com as crianças do projeto.

Fotos Divulgação

Data de publicação: 07/11/2013