Nesta semana o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, participou na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) de uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Concisa). Entre os assuntos em pauta estava a adesão do município ao Serviço Móvel de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o prefeito, apesar da Administração ter uma equipe qualificada na saúde para os atendimentos, há preocupação e necessidade de mais recursos, principalmente no que diz respeito a acidentes de trânsito. Para a adesão será necessário o investimento de R$ 0,23 por habitante. “A perspectiva é iniciar os trabalhos no inicio de 2014”. declara o prefeito.

Na oportunidade, o município também se cadastrou no projeto de videomonitoramento que terá um custo de R$ 7,8 mil. A Amvat está auxiliando os municípios com as despesas do projeto. Serão colocadas câmeras em pontos estratégicos dos municípios, as quais serão interligadas com a Brigada Militar. Estudo do número de câmeras necessárias será realizado por uma empresa contratada pelo Concisa.

Também foi discutida a retomada do Centro Oftalmologia regional, em Encantado. Este também terá um custo, referente a taxa de manutenção, o qual ainda não está estimado.

Da mesma forma foi debatido sobre a uma Central de Medicamentos. Com isso os municípios terão a possibilidade de comprar medicamentos por intermédio do Consórcio, o que irá trazer economia aos municípios e agilidade na reposição dos medicamentos nos postos de saúde.

Data de publicação: 30/10/2013