A equipe da Secretaria da Saúde comemora os resultados obtidos frente as atividades do Outubro Rosa, voltado especialmente a saúde da mulher.

A equipe da Secretaria da Saúde comemora os resultados obtidos frente as atividades do Outubro Rosa, voltado especialmente a saúde da mulher. Com o lema “Declare seu amor por você mesma” o município desenvolveu, durante o mês que está encerrando, a campanha com objetivo de estimular a realização, por parte das mulheres, do exame preventivo do câncer do colo do útero e de mama. Conforme a secretária Rosecler Mallmann, a Unidade Básica de Saúde do Centro e o posto das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF 1 e 2), estiveram agendado os procedimentos para todas as mulheres interessadas. Para oportunizar o exame, a Secretaria atendeu em três sábados, para a coleta de material. Nos dias 05 e 26, as interessadas puderam se dirigir até o ESF e no dia 19 a UBS, ao lado do Hospital.

Os resultados superaram todas as expectativas. Nos dois grupos de ESF, que tem a frente as enfermeiras Laís Cassuli e Eveline Paim Deon, foram 216 procedimentos de pré-câncer, e na UBS, conforme a enfermeira Sofia Müller, foram 250. A secretária Rosecler se mostra muito satisfeita. “Certamente não esperávamos tantas pessoas. Uma mostra disso são os brindes que mandamos confeccionar para cada mulher que viesse. Pedimos uma quantia acima do esperado e faltou”, revela. A titular da pasta acrescenta que o resultado disso é a oportunidade do atendimento no sábado, a divulgação e o empenho da equipe. Ao todo foram mais de 350 procedimentos de pré-câncer, quando mensalmente o número giram em torno de 100. “Apenas em um sábado tivemos 92 exames”, lembra a enfermeira Sofia.

Os agendamentos para exames de mama também superaram as expectativas. A enfermeira do ESF 1, Lais Cassuli ressalta que em função da grande procura, sua agenda para o mês de novembro já esta praticamente lotada. A Secretaria lembra que os exames continuam sendo feitos. Isso não ficou restrito ao mês de outubro, apenas resume-se ao horário convencional das unidades, não sendo possível aos sábados”, completa Rosecler.

Data de publicação: 30/10/2013

Compartilhe!