Nos últimos dias os estudantes dos 5ºs anos das educandários do município estão realizando viagens a Porto Alegre. Nesta etapa de ensino os alunos aprendem sobre a história do Rio Grande do Sul e após os ensinamentos teóricos, foi oportunizada a viagem a Capital do Estado para conhecer de perto parte da história. O transporte dos estudantes é oferecido de forma integral pela Administração. No dia 24 de outubro foram à capital 44 alunos e quatro professores das Escolas 25 de Julho, 22 de Novembro, Passo de Estrela e Antônio Domingos Cíceri Filho. Já nesta quarta-feira, dia 30, outros 45 estudantes e três professores das Escolas Jacob Sehn, São Felipe e Adelino Lopes da Silva. No roteiro da excursão são visitados: Solar dos Câmaras; Palácio Piratini; Prefeitura; Teatro São Pedro; Praça Matriz; Catedral; e Palácio Farroupilha. O almoço dos jovens foi na Usina do Gasômetro. Também foi oportunizada uma visita ao Shopping e ao Aeroporto Salgado Filho.

Seguem alguns depoimentos de alunos que participaram da Viagem de Estudos para POA no último dia 24/10/13. Para o estudante Lucio Fernando Worm o que mais lhe chamou atenção foi o aeromóvel onde “agente vê um pouco da cidade, é muito legal”. Já Luan Henrique Baum relata ter gostado do aviões. ”Achei muito interessante ver eles pousando e decolando, me chamou atenção vendo eles colocarem combustível na asa do avião”. Para Évelin Itaela Vogt, durante a viagem, várias coisas chamaram a atenção, mas o que mais lhe impressionou foi a explicação no Solar dos Câmaras, pois “tinha um quarto sem janelas onde as moças solteiras ficavam durante as festas, elas não podiam ver seus maridos antes de se casarem, os casamentos eram arranjados”. Para completar, Lucas Adriel Gregory frisa que gostou da oportunidade “para conhecer a história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”.

Data de publicação: 30/10/2013