Integrantes da Defesa Civil do Município, estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 03 de setembro, para realizar um levantamento sobre os resultados da enchente que atingiu Cruzeiro entre os dias 24 e 26 de agosto. Estiveram presentes o coordenador Lairton Hauschild, o secretário da Agricultura Roque Gerhardt, a secretária de Habitação e Assistência Social Virlene Bussmann e o servidor Gérson Kolling. Na oportunidade foram debatidos os pontos positivos e futuras melhorias nos procedimentos a serem adotas pela Defesa.
Entre os pontos positivos foi destacado o trabalho em equipe e o compartilhamento de tarefas, enaltecendo em especial o trabalho dos colaboradores que realizaram a retirada das mudanças dos afetados pela cheia. “As famílias também estão de parabéns pela colaboração”, ressalta o coordenador. Da mesma forma foi destacado o trabalho das Secretarias e imprensa em geral, da Brigada Militar, do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, da comunidade da Vila Célia e ecônomo do ginásio municipal do Centro que cederam o espaço nos salões, o importante contato com o coordenador da Defesa Civil de Lajeado e regional, assim como as articulações de prevenção realizadas antes da subida das águas do rio Taquari.
Dentre as melhorias previstas estão o sistema de transporte dos bens das pessoas atingidas, aquisição de mais capas de chuva, assim como macacões para que os voluntários possas entrar na águas em caso de necessidade, compra de luvas para facilitar o trabalho de remoção de móveis e demais utensílios, cadastrar mais locais possíveis para abrigar as pessoas desalojadas, a aquisição de um bote ou caíque, e realizar uma reavaliação das leituras dos níveis da água. Por último a secretária Virlene sugeriu e será feita uma avaliação com todos os moradores atingidos e demais munícipes das áreas ribeirinhas o que facilitará o trabalho de remoção em uma próxima oportunidade.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 04/09/2013