Estudantes do município com dificuldades e problemas de aprendizagem recebem atendimento semanal de psicopedagoga. A secretária da Educação e Cultura, Aline Dullius, que também é profissional da área, destaca a importância de tal atividade para as crianças que possuem alguma dificuldade. O município oferece 66 horas semanais de atendimento especializado e mais de 10 horas de fonoaudióloga.“A partir de duas professoras especializadas em psicopedagogia e uma ‘fono’, fazemos o acompanhamento de crianças, pais e professores”, assinala a secretária.
A maioria dos atendimentos ocorrem na sala multifuncional de recursos implantada na Escola Municipal de Enino Fundamental (Emei) Adelino Lopes da Silva, a qual é administrada pela psicopedagoga Daniela Marmitt. A profissional atende atualmente 32 crianças por semana, parte na sala especializada e outra menor parte nas escolas do Passo de Estrela e Jacob Sehn. Outros 14 alunos recebem atenção especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Domingos Cíceri Filho, no bairro Vila Zwirtes, por parte da também psicopedagoga Jucimara da Silva.
Daniela explica que a faixa etária atendida atualmente, varia dos seis a 13 anos. “A partir das atividades desenvolvida as crianças vão superando seus problemas e seguimos atendendo as dificuldades. O trabalho é contínuo, sendo que cada crianças recebe um atendimento semanal, individual, de aproximadamente uma hora”, destaca a professora.
Na sala de recursos que veio do Governo Federal em 2010, também é possível atender crianças cegas, surdas e mudas. “Aqui trabalho principalmente com jogos, pois brincar é do mundo das crianças e dessa forma se aprende brincando”, ressalta Daniela.
Quanto ao atendimento de fonoaudiologia, é feito pela profissional Débora Lengler, na Unidade Básica de Saúde, ao lado do Hospital. Quando detectada alguma dificuldade de fala por parte da psicopedagoga, a criança é encaminhada à fonoaudióloga.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 29/08/2013